São Paulo--(
DINO - 01 nov, 2016) -
Tomar banho de caneca durante um ano.
Você imaginaria que essa seria uma das opções que poderiam ajudá-lo a se posicionar melhor, no fim do seu período como trainee? Essa história curiosa aconteceu de verdade e é contada por João Marcelo Furlan, no livro Flaps!. Mas como o trainee de hoje pode se preparar para buscar uma melhor colocação para sua carreira?
João, que trabalha diretamente com jovens, na AIESEC, onde é voluntário, e nas dinâmicas de trainees que aplica em empresas, aponta caminhos nem sempre óbvios e que valem como experiências preciosas para construir mais rapidamente uma trajetória de sucesso: "quando você começa como trainee em uma grande empresa, como foi comigo na Whirpool, você imagina que ser efetivado ao fim do contrato é a ascensão mais provável. Pode ser, mas não é o único caminho, principalmente se, durante essa primeira experiência você amadureceu e percebeu que, apesar do aprendizado, a cultura não condiz com seu perfil. Se é assim para que insistir? Há outros caminhos".
Segundo o CEO, de 34 anos, que foi duas vezes trainee e nem por isso perdeu tempo, enquanto você estuda as opções de carreira a primeira providência é investir em conhecer detalhadamente o seu perfil: " se você consegue detalhar as habilidades que já possui, as que estão em desenvolvimento e as que precisa desenvolver, você consegue perceber as oportunidades que se encaixam melhor no momento atual e avaliar, diante das vagas que aparecem, se os planos de carreira demandam competências que encaixam no seu perfil. Há testes aplicados pelos RHs e que o jovem pode fazer por conta própria que são esclarecedores", explica João. " Um deles é o DISC. O D indica como você lida com problemas e desafios. É de dominância. Ser desse perfil quer dizer que você é orientado a resultados, mas que, sem inteligência emocional, você pode reagir pela raiva. Por isso, fazer o outro teste que indica como você lida com as emoções também é importante: "Todo mundo fala de inteligência emocional, mas pouca gente sabe que tem método para desenvolvê-la e que você pode, com conscientização, mudar seu grau de maturidade e, assim, performar melhor junto às equipes e clientes", diz o especialista certificado pela TalentSmart.
João detalha como estar preparado para mudar de planos é fundamental: "Sai da faculdade pensando em seguir, depois do período de trainee, para um emprego nos Estados Unidos ou outro país onde, digamos, temos a impressão que teremos uma projeção maior. Fui parar nas Filipinas. Daí vem a história da caneca. Esse era um ponto contra que não esperava, mas, depois de pouco tempo como trainee, me tornei diretor da empresa, também uma multinacional. E daí a carreira decolou. Ao contar a história de muitos executivos de sucesso e empreendedores, despertamos esses novos talentos para ampliar a área de busca e damos elementos para basearem suas escolhas". Como fazer o DISC,mais dois outros testes e as avaliações de graça? Só entrar em
http://flaps.enora.com.br Website:
http://flaps.enora.com.br