Releases 09/05/2018 - 11:58

Metodologias ativas e novas tecnologias contribuem com a inovação na aprendizagem


São Paulo - SP--(DINO - 09 mai, 2018) -
Diversas metodologias ativas da aprendizagem, como blended learning (ensino híbrido), sala de aula invertida (flipped classroom), peer instruction, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em games e gamificação têm contribuído para inovar o universo da educação, inclusive da educação a distância. Essas metodologias respeitam os diversos estilos de aprendizagem dos alunos e privilegiam a interação e a interatividade em um ambiente que Pierre Lévy chamou de “cibercultura”.

Para João Mattar, Diretor da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) e Vice-Presidente da ABT (Associação Brasileira de Tecnologia Educacional), “as metodologias ativas geram o deslocamento dos aprendizes de sua posição tradicional de vasilhas e recipientes”. Mattar, professor do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT–Uninter) e TIDD (PUC–SP), trabalha esses temas em seu livro Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância.

Temas que também foram debatidos no painel “Metodologias Ativas e Inovação na Educação” no CETEC — I Congresso Educação, Tecnologia e Conhecimento Sesi–SP, realizado Centro de Eventos da FIESP nos dias 23 e 24 de abril e mediado por Mattar. Romero Tori, autor do livro Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem, apresentou características e vários exemplos de ensino imersivo. Lilian Bacich discutiu os desafios e as possibilidades das metodologias ativas para a educação na cultura digital, enquanto Priscila Boy provocou: a escola está na idade média, enquanto os alunos estão na idade mídia. Learning analytics, inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada foram outros temas cobertos no painel e no evento.

A Artesanato Educacional oferece vários cursos livres online que abordam metodologias ativas, como por exemplo: “Games e Gamificação em Educação” (que começa nesta semana) e “Sala de Aula Invertida” (que começa na próxima semana). Para José Erigleidson, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e professor da PUC–SP: “A sala de aula invertida desponta com uma das propostas educacionais mais interessantes para transformar a sala de aula tradicional em um ambiente interativo e centrado no aluno”. Confira mais informações sobre os cursos no site: http://www.artesanatoeducacional.com.br

A Artesanato Educacional também organiza a VIII Jornada Educação a Distância, em que ocorrerão lançamentos e sessões de autógrafos de vários livros relacionados a esses temas, como: Cultura digital na formação inicial de pedagogos (Evellyn Pontes) e Educação, formação e pesquisa na era digital: reflexões e práticas em ambientes virtuais de aprendizagem (com vários autores). O professor José Manuel Moran estará também autografando seu livro Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática, e Andrea Filatro autografará seu livro Design Thinking na Educação Presencial, a Distância e Corporativa. A Jornada ocorrerá neste sábado, 12 de maio, na UNISA. Confira mais informações sobre o evento no site: http://www.eadfa.com.br

A Universidade Santo Amaro — Unisa está entre as mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, ocupando uma posição privilegiada no cenário educacional desde 1968, quando iniciou suas atividades com os cursos presenciais de Medicina, Letras, Pedagogia, Matemática e Física. Atualmente, possui quatro campi na cidade de São Paulo e mais de 100 polos de ensino a distância distribuídos em todo território nacional. São oferecidos diversos cursos de graduação presenciais e a distância, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, além de pós-graduação e extensão. Mais informações pelo site: www.unisa.br



Website: http://www.eadfa.com.br