São Paulo--(
DINO - 08 nov, 2016) - Domício Pacheco e Silva lança seu primeiro romance, intitulado Névoa de superfície, pela editora Terceiro Nome. A obra oferece uma viagem à atmosfera de Belém do Pará, junto aos meandros da Floresta Amazônica. A história acontece a partir dos anos 1980, trazendo aspectos marcantes de um amor do passado, que se mistura ao presente e ao futuro dos personagens.
O paulista Pérsio Ângelo da Silveira e a cantora Isadora Solitude se apaixonam em Belém do Pará, mas separam-se quando ela se muda para a Europa, reencontrando-se anos depois. Pérsio transita por intensos questionamentos e até por uma fuga da realidade, trazendo ao leitor uma reflexão sobre suas próprias certezas em uma história de amor.
"Tanto os personagens como a trama, embora sejam produtos exclusivos de minha imaginação, têm uma base sólida na realidade. Inspirei-me em lugares e pessoas que existem ou existiram; em situações que vivi ou testemunhei e em fatos que me foram narrados ou presenciei", afirma Pacheco e Silva. Traços culturais do Norte do país são explorados na narrativa, fazendo o leitor se envolver no exuberante cenário da capital paraense.
"Também me inspiraram os poemas, as canções e as lendas amazônicas, sem falar nos pratos da culinária que o homem paraense desentranha da floresta todos os dias, há centenas de anos", conta o autor. Sem dúvida, trata-se de um romance de dar água na boca, pois além de oferecer uma grandiosidade cultural (e natural), a obra reúne um apanhado de receitas típicas.
"Nas três últimas décadas estive no Pará em diversas ocasiões. Fui a trabalho, depois a passeio, e finalmente para pesquisas. Mergulhei durante os últimos cinco anos em estudos sobre a região. O livro é uma tentativa de mostrar um pouco da Amazônia paraense que eu tive a oportunidade de ver, ouvir, respirar e sentir desde o início dos anos de 1980", comenta Pacheco e Silva.
O leitor pode conferir também assuntos característicos do Pará, Piauí e Paraíba, em uma fusão de "contações" e curiosidades do Norte e Nordeste. Com uma linguagem poética, mas fácil de entender, navegar e deleitar, Névoa de superfície chega às livrarias com a originalidade devida e a promessa de se tornar um Best-Seller.
Serviço:
Névoa de superfície
Editora Terceiro Nome (
www.terceironome.com.br)
Onde encontrar: no site
http://www.martinsfontespaulista.com.br/ e nas principais livrarias, entre elas a Martins Fontes Paulista e a Livraria Cultura
Formato 14 x 21 cm, 168 páginas, ISBN 978-85-7816-2009
R$ 39
SOBRE DOMÍCIO PACHECO E SILVA
Domício Pacheco e Silva nasceu em 1951, na cidade de São Paulo. Advogado, participou como consultor jurídico da obra Euclides da Cunha: autos do
processo sobre sua morte (2006) e é autor de dois ensaios biográficos: O último cafezal (2010) e A morte no fim do mundo (2013), todos publicados pela Editora Terceiro Nome. Névoa de superfície é seu primeiro romance.