Releases 27/04/2016 - 12:27

José Borghi dá 5 dicas de como monitorar sua marca nas mídias sociais


São Paulo--(DINO - 27 abr, 2016) - O advento das mídias sociais proporcionou um contato mais direto entre marca e cliente quando ambos compartilham um espaço comum de publicação. Se, por um lado, isso possibilita aproximação com o público e feedbacks imediatos que fazem sua empresa crescer aos olhos dele, por outro é também um espaço onde descuidos podem se tornar crises difíceis de contornar. José Borghi, da Mullen Lowe (antiga Borghi Lowe), indica alguns pontos-chave para manter uma interação saudável com os usuários dessas mídias.

1. Entenda seu público-alvo
Para José Borghi, é essencial conhecer as pessoas com quem você está se comunicando. Para o representante da Mullen Lowe, é essencial para uma estratégia de sucesso saber quem é seu público-alvo, como ele se comporta e como reage a certos tipos de conteúdo. Para isso, as próprias mídias disponibilizam ferramentas de mensuração das formas distintas como os usuários podem interagir com você. Faça uso desses dados para compreender melhor que tipo de conteúdo interessa seu público.

2. Responda rapidamente
A partir do momento em que um comentário é feito em sua fanpage ou uma pergunta é feita no Twitter, o tempo está correndo. Os usuários esperam reações ágeis e de conteúdo convincente. Além disso, José Borghi lembra que a ausência de resposta ou a demora excessiva para responder podem dar ao público a ideia de que a página é tratada com descaso, o que não é positivo para sua marca. Além do mais, respostas ágeis demonstram confiança e preparo, o que passa uma imagem mais segura em relação à sua empresa.

3. Use a voz da marca
Toda marca com uma identidade bem definida possui voz própria, baseada em seu público-alvo. Lembre-se sempre de utilizar o linguajar e as expressões que melhor conversam com as pessoas que você busca atingir. Segundo José Borghi, sua página deve sempre ser lida como se a mesma pessoa a estivesse monitorando o tempo inteiro. O publicitário da antiga Borghi Lowe comenta que a voz da marca deve ser como uma personagem que traduz a essência da empresa e que é preciso certificar-se de que o vocabulário, expressões, gírias e nível de formalidade empregados condizem com as pessoas que sua página busca atingir.

4. Em caso de crise, seja transparente
Um dos grandes riscos de ter sua marca exposta nas mídias sociais é a chance de uma crise acontecer. Não é recomendado ignorar comentários negativos a respeito da marca, assim como é completamente nocivo ocultá-los ou excluí-los. Procure ser o mais transparente possível, tente entender o ponto de vista do público e, o mais importante, mantenha sempre o respeito pelo usuário.

5. Não seja apenas reativo
Gerenciar crises é essencial, mas é necessário mais do que isso para causar uma impressão positiva nas mídias sociais. Você tem em mãos as ferramentas para compreender as necessidades do seu público, falar como ele fala e se mostrar como uma marca próxima dele. Fique atento a tendências, datas especiais e identifique oportunidades para causar uma boa impressão. Segundo José Borghi, com tanta concorrência nas timelines, uma boa forma de atingir seu público é gerando conteúdo que seja relevante para ele.


Website: http://us.mullenlowe.com/