Indaiatuba, SP--(
DINO - 04 out, 2016) - As cidades brasileiras que ainda não resolveram o problema de tratamento e destino final de lixo passaram a ter a oportunidade de conhecer e aplicar toda a tecnologia desenvolvida e implantada pela Rika do Brasil, empresa subsidiária da alemã Rika.
Com uma fábrica construída em Indaiatuba (SP) num espaço total de 15 mil metros², a Rika do Brasil nasce com o know how de mais de 22 anos de experiência em segregação de resíduos de sua controladora. A fábrica no interior de São Paulo foi equipada com o que existe de mais moderno em tecnologia de manufatura como robô de solda e cabine isolada de pintura.
Desde a sanção da Lei Federal 12.305/10, foram colocadas para as prefeituras brasileiras novas diretrizes para lidar com o resíduo sólido urbano (RSU) que é coletado pelo próprio município, ou pelas concessionárias de serviço público. Uma dessas diretrizes obriga as cidades a levarem para o destino ambientalmente adequado apenas o que for rejeito.
"Materiais recicláveis presentes no RSU devem ter outra rota de destino pela lei. A automação é uma das questões chaves no processo, pois o volume de material gerado no País é bem superior à capacidade de produção oferecida pelas cooperativas", argumenta Tony Barbosa, gerente para América Latina da Rika do Brasil. Neste sentido, a tecnologia da empresa complementa o serviço manual de triagem feito por cooperativas.
A holding da empresa já projetou e instalou mais de 200 usinas automáticas de triagem de resíduos ao redor do mundo, agora, quer difundir a sua tecnologia pelas cidades brasileiras. "Estamos no Brasil com uma proposta de fabricação local de todo o sistema. Nosso objetivo é atender qualquer projeto, independente do destino que a cidade queira dar ao RSU", complementa Tony Barbosa.
A Rika do Brasil vai produzir em sua planta equipamentos como: esteira transportadora, prensa horizontal, trommel, rasga-sacos, plataformas, entre outros. Em breve, um showroom com todo o portfólio de soluções para o mercado nacional estará à disposição para visita na sede da empresa.
Também é foco da Rika do Brasil oferecer soluções ao mercado de reciclagem, uma vez que alguns equipamentos citados neste segmento são similares aos encontrados nas usinas de lixo. Para o setor de reciclagem de pneus, a empresa dispõe de três sistemas distintos que separam trama de aço de um lado e borracha picotada de outro.
Website:
https://www.rikadobrasil.com.br