Releases 25/06/2019 - 15:08

Alívio na inflação mostrado pelo IPCA-15 abre espaço para corte na taxa básica de juros, avalia ACSP


São Paulo, 25 de junho de 2019. “O arrefecimento da inflação, apontado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de junho, é uma notícia alentadora para a economia brasileira, pois abre espaço para cortar a taxa básica de juros e, consequentemente, permitir o aquecimento da atividade econômica”, comenta Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a respeito do indicador divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Ele explica que o enfraquecimento inflacionário denota que a economia, que vinha reagindo lentamente, parou de se recuperar e está estagnada. “E a solução para isso é baixar a taxa básica de juros. Em sua ata, o Banco Central sugere que está preparado para cortar a Selic desde que a reforma da Previdência avance - o que nos parece que está acontecendo. Assim, o Congresso precisa aprovar a medida o quanto antes, para equacionar o déficit público e controlar os gastos do governo daqui para a frente”.



O economista da ACSP acrescenta que o resultado é um alívio para o bolso do consumidor, uma vez que a desaceleração mostrada pelo IPCA-15 foi puxada por alimentos e combustíveis (por refluxo do câmbio). (Mais informações, Ana Cecília Panizza, apanizza@acsp.com.br)