São Paulo, SP--(
DINO - 14 mar, 2017) - Em meio a novos hábitos de consumo, as organizações e a sociedade vêm amadurecendo o debate sobre responsabilidade social. Apesar de mais recentes no Brasil, as questões em torno da sustentabilidade na moda são priorizadas por varejistas, diante de consumidores mais conscientes e exigentes."É notável o empoderamento do consumidor, que vem se tornando cada vez mais consciente da necessidade de escolhas e dos impactos do seu consumo. Por isso, é que as varejistas associadas à
ABVTEX trabalham para garantir a qualidade da origem do produto oferecido nas lojas", afirma
Edmundo Lima, diretor executivo da
ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) Brasil lidera vários rankings que reafirmam esta tendência ao consumo consciente, como o estudo internacional encomendado pela Unilever, realizado em 2017, que revela que 85% dos consumidores brasileiros preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente. Estas mudanças no comportamento do consumidor traçam o caminho à construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Neste sentido, a ABVTEX mantém a iniciativa de promover o fornecimento responsável na cadeia de produtos de moda do País, por meio do
Programa de Certificação de Fornecedores-ABVTEX, esforço setorial que reúne as principais empresas varejistas presentes no Brasil. Em 6 anos de existência, o programa já realizou quase 20 mil auditorias em confecções e seus subcontratados para verificação das boas práticas e do não uso de mão de obra análoga à escrava na produção de artigos de vestuário e calçados. "O programa certificou ao logo deste ano 4.112 empresas garantindo o emprego em condições de formalização de 277 mil trabalhadores. Este é um grande avanço do setor e o programa é considerado um divisor de águas. A ABVTEX implementará ações de comunicação para que estes resultados cheguem cada vez mais aos ouvidos dos consumidores", acrescenta Lima. "A iniciativa vem criando um novo ambiente nos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade social entre o varejo e seus fornecedores, em benefício de toda a cadeia formada pelas redes varejistas, fornecedores e um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com a forma com que são produzidas as peças de roupa e calçados que utiliza", ressalta.Sobre a
ABVTEX A
Associação Brasileira do Varejo Têxtil reúne as mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais, contemplando mais de 50 marcas, que comercializam vestuário, calçados, bolsas e acessórios de moda, além de cama, mesa e banho.