Releases 24/05/2022 - 08:00

Conheça os 5 desafios do RH do futuro


A flexibilização e o big data estão entre os principais desafios do RH do futuro. Confira a lista completa e aprenda como superá-los

A transformação digital impulsionou a automação de muitos processos manuais
nas empresas. Essa tendência virtual já estava com força antes da pandemia
de covid-19, mas ficou bem mais intensa após o início dela.

Diante de tantas mudanças provocadas pelas tecnologias, muitos profissionais
se perguntam: como será o RH do futuro? Para responder a essa pergunta,
conheça os desafios, ferramentas virtuais e os benefícios da transformação
digital para a área de recursos humanos da posteridade.

Os 5 desafios do RH do futuro

Uma palavra que define bem o RH do futuro é disrupção. Mas o que significa?
Resumidamente, representa a interrupção do curso normal de um processo.
Aplicando esse termo na área de recursos humanos, é possível dizer que o
setor terá de se adaptar constantemente a novos modelos de trabalho,
tecnologias e processos.

Apesar de desafiador, não existe alternativa além de conhecer o cenário e se
preparar para ele. Para ajudar nessa missão, é importante conhecer os 5
desafios para o RH do futuro.

1 - Big Data

As decisões baseadas na intuição e experiência dos gestores deixarão de ser
tão relevantes. No lugar delas estarão as análises preditivas baseadas em
dados feitos por tecnologias big data. Com base nessas informações, o RH do
futuro planeja e executa as políticas de gestão de pessoas.

Para que essa estrutura de dados funcione de maneira eficiente, o setor de
recursos humanos precisa adquirir tecnologias que coletam, armazenam,
mensuram e criam relatórios baseados em métricas de desempenho (KPIs).

2 - Flexibilização

Outro desafio para o RH será deixar de lado os modelos padronizados de
trabalho. Entre os exemplos estão as cargas horárias tradicionais e os
escritórios fixos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Think with Google, 31% dos
entrevistados desejam escolher os seus horários de trabalho e 43% querem
executar suas atividades de forma híbrida - dias no escritório presencial e dias
no remoto.

Além disso, a área também flexibilizará a política de benefícios - uma
tendência já percebida hoje. Em vez de cestas pré-moldadas para todos os
colaboradores, será permitida a montagem personalizada. Dessa forma, os
profissionais escolhem os benefícios que atendam às suas necessidades e
desejos.

3 - Employer Branding

O conceito de employer branding (marca empregadora) se transformou em um
dos pilares para a atração e retenção de talentos, investimentos externos e
parceria de negócios. Por isso, o RH do futuro vai focar em construir uma boa reputação para a empresa perante o mundo corporativo.

Essa estratégia ajudará, principalmente, na montagem de equipes de alto
desempenho e na aquisição de valiosas habilidades e competências
profissionais. Desse modo, evita-se o temido "apagão de talentos" e a queda
na qualidade das demandas internas.

4 - Automatização

O processo de transformação digital no RH não significa apenas implantar
tecnologias. Na verdade, essa é a etapa que antecede o planejamento, a
avaliação das necessidades internas e as pesquisas sobre ferramentas virtuais
Adequadas.

Sendo assim, é possível dizer que a transformação digital deve ser uma política
estruturada, um grande desafio para o RH do futuro. Afinal, será necessário a
definição de estratégias, ações globais, junto com o alinhamento da liderança
de toda a empresa.

5 - Qualidade de vida no trabalho

Por fim, o setor de recursos humanos precisará cuidar da qualidade de vida
tanto das equipes presenciais quanto das remotas. Isso significa:

- Gerar bem-estar por meio do clima organizacional;

- Investir em benefícios que ajudam na melhoria da saúde física e mental
(terapias alternativas, consultas com psicólogos, incentivo a prática de
exercícios físicos, etc.) das equipes;

- Promover e aplicar práticas ergonômicas.

Em um mercado de trabalho em constante mutação, essas ações se tornam
ainda mais indispensáveis para os colaboradores em home office ou outra
estação de trabalho. Nesse caso, o RH precisará avaliar constantemente os
escritórios remotos e educar os profissionais com respeito às boas práticas de
ergonomia e saúde mental.

Como a tecnologia pode otimizar o RH?

Empresas com maturidade digital são mais produtivas e lucrativas. Essa
informação é revelada em um estudo da McKinsey & Company. O mesmo
efeito positivo é sentido no setor de recursos humanos.

Aqui, ainda podemos acrescentar outros benefícios das tecnologias, como:

- Otimização de tarefas: demandas complexas (folha de pagamento,
gestão de benefícios, processo de admissão, etc.) são realizadas com
precisão, rapidez e qualidade;

- Mensuração de resultados: o uso de indicadores de desempenho
(KPIs) permite que o RH avalie constantemente os resultados das
práticas e políticas implantadas;

- Gestão de competências: as tecnologias ajudam o RH a conhecer o
perfil comportamental dos profissionais internos. Sendo assim, os
colaboradores são alocados em tarefas compatíveis com suas
habilidades e competências;

- Comunicação interna: as aplicações virtuais integram e conectam as
equipes presenciais e remotas. O resultado é a não interrupção de
projetos e atividades importantes.

Sem dúvida, essas vantagens geradas pela transformação digital serão ainda mais valiosas para o RH do futuro. Por isso, é essencial que a automação interna comece a ser feita o quanto antes e de forma planejada.

Tecnologias que vão auxiliar o RH do futuro

Ao olharmos pela janela do futuro, mas sem desperceber o presente, é
possível apontar algumas tecnologias que farão parte do cotidiano do RH. A
seguir, mostramos algumas delas.

Processamento de linguagem natural

O processo de linguagem natural (NLP) é um tipo de inteligência artificial
voltada para a interpretação da fala humana. Na área de recursos humanos, o
NPL poderá ser usado em chatbots (robôs de interação) para, por exemplo, o
atendimento de profissionais recém-contratados que tenham dúvidas sobre
documentação e outros detalhes da admissão.

Realidade virtual

Por sua vez, a realidade virtual (virtual reality - VR) será muito usada em
treinamentos por meio da gamificação. Com jogos interativos e personalizados,
os colaboradores aprendem a lidar com desafios, tomar decisões rápidas
diante de crises e melhorar o desempenho nas atividades que executam.
Inteligência artificial

Já os processos de recrutamento e seleção (R&S) serão aprimorados por meio
da inteligência artificial (AI). Com as aplicações baseadas nesse conceito, a
busca por candidatos talentosos, a triagem de currículos e a escolha do melhor
candidato ficarão mais ágil e assertivas.

Segundo o estudo Digital Transformation Index, realizado pela Dell
Technologies, 80% das empresas afirmaram que têm um programa de
transformação digital em andamento. Portanto, é possível afirmar que a
tecnologia será a protagonista no futuro do RH e de todo o mundo corporativo.
Com essas informações, ficou fácil entender os desafios do RH do futuro e
como superá-los com o auxílio da tecnologia. Quer saber mais? Então,
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Jornadas, Pré-Admissão e Fator H.

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