São Paulo, SP--(
DINO - 06 abr, 2020) -
Toda empresa
precisa de contabilidade, essa é uma ciência humana que estuda métodos de cálculos e registros de movimentação financeira de uma empresa. Com isso, as informações podem ser avaliadas e interpretadas de uma forma correta para que os gestores possam tomar decisões assertivas.
De modo geral, a
contabilidade gera informações sobre as empresas em todas as suas áreas, desde pessoal, fiscal, financeira e também com relação a sua legalização.
Por uma série de razões, é fundamental ter esse profissional atuante no negócio!
Uma empresa precisa de contabilidade para ter sucesso
Antes de mais nada, é necessário enfatizar que o MEI é o único enquadramento de negócio que não exige
contabilidade, no restante dos modelos empresariais é obrigatório contar com a assessoria contábil.
O contador é um profissional habilitado para regulamentar uma empresa, ele é responsável pela abertura do negócio, enquadramento tributário, confecção de relatórios como: DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), Livro Diário, Livro Razão e Balanço Patrimonial.
Todos esses controles são extremamente necessários para a gestão do negócio, além disso, servem para prestar contas para o fisco a respeito das atividades da empresa.
Não se trata apenas de burocracias, a
contabilidade trabalha com dados e com isso, consegue formalizar um panorama do negócio apenas com relatórios rápidos e precisos.
Cumprimento de obrigações acessórias
O mundo dos negócios é feito de direitos e deveres, por isso que a empresa
precisa de contabilidade para conseguir deixar tudo funcionando corretamente e dentro da legislação.
Portanto, a partir do momento em que você possui um CNPJ, essa empresa vai precisar cumprir algumas regras essenciais diante do fisco. Como por exemplo:
- Emissão de Notas Fiscais
- Geração de guias para pagamento dos impostos, isso é feito após a apuração das Notas Fiscais de vendas ou prestação de serviços;
- Emissão de folha de pagamento e cumprimento de deveres trabalhistas (caso houver funcionários);
- Demonstrativos contábeis;
- Escrituração de livros;
- Declaração de imposto de renda PJ;
Tudo isso deve ser feito pela assessoria contábil responsável pelos cuidados da empresa.
Um ponto importante é que muitas pessoas acreditam que empresas sem faturamento não devem prestar contas, mas isso é um ledo engano. A partir do momento que um negócio tem CNPJ ativo ou inativo, é extremamente necessário ter um contador para tomar as providências exigidas pela lei.
Evitar penalidades para a empresa
Quando uma empresa não cumpre com todas as regras previstas na legislação, bem como suas
obrigações acessórias, ela será multada e penalizada.
Imagine que a cada dia de atraso ocorrem multas e juros elevados que muitas vezes, inviabilizam o seu pagamento. Por conta disso, a empresa precisa de contabilidade, essa é a solução para que a entrega de documentos e demais obrigações sejam realizadas no tempo certo.
Atualmente, tudo é feito digitalmente, contudo, é importante lembrar que todas as informações são checadas pela Receita Federal. Eles utilizam recursos tecnológicos para cruzar dados e detectar irregularidades, como por exemplo: A sonegação de impostos.
É fundamental que os gestores se preocupem bastante com essa parte burocrática, pois o descaso pode resultar em dívidas altíssimas que em muitos casos chegam a culminar no fechamento do negócio.
Por fim, o contador pode ser um grande consultor de uma empresa, através do interesse em buscar soluções para administrar o seu negócio evitando a sua mortalidade com ideias inteligentes e práticas.
A empresa precisa de
contabilidade, por isso, não encare isso como um mal necessário, mas sim, como uma grande oportunidade de ter uma assessoria especializada jogando no mesmo lado que o seu e auxiliando na gestão do negócio.
Website:
https://www.senhorcontabil.com.br/