Releases 16/03/2017 - 19:20

Fabricantes de tapetes e carpetes discutem importância do marketing digital


São Paulo, SP--(DINO - 10 mar, 2017) - Em 2016, o segmento de casa e decoração foi listado pela primeira vez entre os cinco setores que mais faturaram no e-commerce brasileiro. 7,7% dos R$ 44,4 bilhões em produtos vendidos pela internet naquele ano contemplaram itens para compor o ambiente das residências. Mas será que a indústria de tapetes e carpetes está explorando como deveria as oportunidades que o mundo digital oferece? Foi esta a provocação feita pelo 1º ABRITALK, realizado no dia 21 de fevereiro, no prédio da ABIT, em São Paulo (SP). O evento, que será periódico, passa a ser promovido pela ABRITAC a fim de garantir a interação, discussão, troca de ideias e prospecção de negócios entre os diversos segmentos do mercado de tapetes e carpetes.

Seguindo a linha provocativa, o 1º ABRITALK partiu de um questionamento: "Seu produto está conectado com o mercado?". A pergunta foi debatida e refletida em duas palestras comandadas pelo publicitário Paulo Santos, sócio-diretor da agência Usina da Criação e da YSY Web Solutions, e pelo administrador Wagner Glaeser, diretor executivo na ATNT Negócios e Propaganda e fundador e CEO do EuArquiteto.com.br.

"Nós estamos trabalhando com a geração 'Y', então nós precisamos entender o que esses caras estão consumindo e mudar o tom de voz para falar a língua deles", avalia o coordenador de marketing da Beaulieu do Brasil, Emanuel Furtado, que foi ao evento para aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais.

Para quem buscava conhecimento acerca das possibilidades do mundo digital, a palestra do publicitário Paulo Santos foi um convite à reflexão de como se utilizar, mas também de como não utilizar a plataforma de comunicação. "Quando você vai comprar algum produto, onde costuma buscar informação? É no Google? Nas redes sociais? E por que você acredita que o seu cliente não fará a mesma coisa?", questionou a plateia formada por industriais e arquitetos.

O publicitário mostrou o potencial do Google, redes sociais e dos sites institucionais para consolidar a marca e estabelecer uma ligação verdadeira com o consumidor. Segundo ele, se a empresa existe no mundo real, não há como escapar do mundo virtual. Mas fez ressalvas, "é necessário ter conteúdo relevante para apresentar ao seu público alvo", do contrário, a divulgação pode repercutir mal e promover o afastamento ao invés da aproximação. O publicitário navegou com a plateia pelas páginas das redes sociais e pelo site da Coca-Cola, mostrando, na prática, como é possível explorar alguns dos canais de comunicação online mais bem postados na atualidade, como o Google, o Facebook e o Pinterest.

O mar de possibilidades da internet criou um canal de comunicação com os consumidores sem precedentes. Exige competência técnica, conteúdo relevante e disposição para alimentar uma rede que absorve conteúdo de maneira insaciável. O ideal, de acordo com Paulo Santos, é explorar as diferentes plataformas em conjunto, com comunicação dedicada a cada uma delas, mas se esta não for uma alternativa, é possível estabelecer um bom elo de comunicação atuando de maneira eficiente em um número reduzido de canais.

Mobilizando parceiros na rede e customizando soluções para o consumidor
Depois de passear pelas diversas possibilidades do mundo digital, a plateia conheceu uma aplicação inovadora das técnicas apresentadas pelo publicitário Paulo Santos. O administrador Wagner Glaeser, segundo palestrante do evento, a conduziu à plataforma Euarquiteto.com.br. A proposta idealizada por ele, permite o encontro entre consumidores, arquitetos, designer de interiores e paisagistas. Funciona assim: uma pessoa interessada em contratar um projeto em uma das áreas faz um cadastro no site e solicita o serviço. A informação vai para uma série de profissionais também cadastrados no site, que, por sua vez, vão enviar orçamentos ao consumidor interessado.

A ideia de promover esse encontro entre os profissionais da arquitetura e design com os consumidores nasceu de uma constatação: o brasileiro tem o hábito de executar obras sem projetos por considerar este um serviço caro. "É uma cultura que acaba gerando transtornos, prejuízos e priva as pessoas da segurança e soluções inovadoras que esses projetos oferecem", contou à plateia.

Mas o potencial agregador do Euarquiteto não para por aí. A rede de contatos que envolve consumidores e projetistas se estende à indústria que fornece produtos para o segmento de Casa e Decoração, como é o caso da cadeia têxtil de tapetes e carpetes. O administrador propôs uma parceria para as empresas, que tem nos arquitetos e paisagistas mais um público consumidor potencial.

Para o arquiteto Anderson Scriboni, que acompanhou de perto as palestras, o evento indica o despertar da indústria têxtil para a abertura de novas possibilidades que apontam para uma teia de relacionamentos e produtos interligados com grande potencial gerador de vendas. "Existe toda uma situação de relacionamento a ser desenvolvida que torna fundamental esse network de desenvolvimento de novas plataformas que, consequentemente, vão gerar vendas lá no final. Mas daí não é só uma venda. São várias vendas de produtos interligados", considera.

Aproximação e interação com o mercado consumidor
Na avaliação do presidente da ABRITAC, Leandro Luiz Garrido, o 1º ABRITALK foi de encontro ao objetivo do novo posicionamento da associação, que passa a trabalhar para aglutinar ideias, ampliar a rede de relacionamento do setor, prospectando novos negócios e mercados. "Fizemos um movimento contundente na direção de uma comunicação e interação mais agressivas com o mercado e nossos consumidores. Queremos cada vez mais ajudar os associados a se posicionarem de forma inovadora e bem informada, com condições de aproveitar as oportunidades que o mercado tem a nos oferecer, inclusive no mundo virtual", pontuou.
Website: http://www.abritac.org.br/