Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 07 dez, 2016) - Empreendedores de sucesso estão sempre em busca de mercados e serviços que ofereçam boas condições de rentabilização e retorno dos investimentos. Dentro do cenário automotivo, o sistema de franquias tem se destacado. Mostrando amplas possibilidades de ser um bom negócio aos investidores. Saiba por que aderir a esta tendência pode ser satisfatório a você e ao seu negócio.
Cenário econômico do setor automotivo
Amparado por números estratosféricos, o setor automotivo figura como um dos pilares da economia brasileira, pois movimenta cerca de 20% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Devido ao grande comércio de veículos, os serviços relacionados a este mercado crescem proporcionalmente, gerando interesse daqueles que buscam por boas oportunidades.
Inovações com foco em rentabilização
O mercado de reparos e manutenções automotivas está passando por uma transformação evolutiva, que contribui para a melhoria nas prestações de serviços e satisfação dos clientes atendidos. A vontade de crescer e melhorar as receitas de seus negócios estão levando os empreendedores a criar um entendimento maior sobre medidas de
modernização e ampliação da gama de serviços. Reestruturação de instalações, investimento em capacitação de equipe, melhorias na
gestão financeira e também adesão de novos modelos de negócio para aumentar o faturamento, são ações que vêm sendo tomadas por grande parte dos proprietários de oficinas mecânicas e trocas de óleo.
Qualidade e informação continuam preponderantes
É importante ressaltar que, em meio a este movimento de modernização e inovações, a qualidade ainda é fator preponderante. Acima de qualquer estratégia, está a qualidade nos processos de entrega de serviços e produtos utilizados. Os óleos lubrificantes, por exemplo, são itens de venda nas oficinas mecânicas e devem estar alinhados ao padrão de excelência.
Aliado a este fator, está o conhecimento. Hoje em dia, é importante saber informar aos clientes sobre especificações e performance de produtos. Com mecanismos de buscas online, o acesso à informação está cada vez maior. Por isso, é importante estar capacitado a advertir o seu consumidor sobre produtos e serviços oferecidos na oficina mecânica.
Com vinte e dois anos de experiência no mercado de petróleo, Delton Stabelini, especialista da Texaco no mercado de lubrificantes, coloca: "Por acreditar no poder da qualidade, a Texaco criou um blog, onde disponibiliza conteúdos que auxiliam os empreendedores do segmento automotivo a otimizarem suas prestações de serviço e vender mais. Como estratégia no segmento de óleos lubrificantes para carros leves, a marca possui, hoje, a linha Havoline."
Sistema de franquias como alternativa de sucesso
Embasado no atual momento - de modernização - dos serviços automotivos, o sistema de franquia surge como uma excelente opção para quem quer vender mais.
As franquias permitem que terceiros abram representações de alguma empresa, mediante o pagamento de um determinado valor em dinheiro.
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelou em balanço anual um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,593 bilhões no setor. Um dos segmentos que contribuiu para esse aumento foi o de Serviços Automotivos, registrando um crescimento de 8,8% no faturamento.
Casos como o da empresa Doutor Lubrifica respaldam as teorias de que esse sistema é lucrativo. Seus franqueados oferecem serviços automotivos por delivery, otimizando o tempo de seus clientes através do conceito de praticidade. A marca faturou R$ 13 milhões em 2015 com crescimento de 60% em relação ao ano anterior. Com mais de 100 unidades em operação a expectativa é de continuar crescendo e ampliar as áreas de atuação em território nacional.
Diversos serviços podem ser oferecidos através de franquias. Venda e troca de pneus, lavagem, eco lavagem, reparos e troca de óleo. Aqueles que ao invés de criar, desejam aderir a alguma franquia já estabelecida, podem encontrar opções de baixo investimento.
"Buscar por tendências de mercado são excelentes para os empreendedores que visam o sucesso de seu negócio", ressalta Delton.
Com um mercado em crescimento e alternativas de sucesso disponíveis, não faltam indicativos para que os empreendedores do ramo passem a considerar as franquias como uma forma de melhorar o rendimento financeiro dos seus negócios.
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