São Paulo--(
DINO - 17 out, 2016) - As redes sociais sempre foram uma ferramenta importante para turistas e empresas de viagens. De hotéis a agências, o WhatsApp é usado por pessoas e companhias para o planejamento de viagens, evitando aborrecimentos e gerando mais prazer.
Um dos diferenciais do uso do WhatsApp pelas agências de viagens é a agilidade da troca de informações e o uso da ferramenta para ligações, o que gera economia para os clientes com tarifas interurbanas e internacionais.
Além disso, por meio do aplicativo é possível fazer orçamentos de forma segura e atender o cliente rapidamente, a qualquer hora.
Entre as agências que já adotam o WhatsApp, podem ser citadas a Terra Bella Turismo (
http://www.terrabellaturismo.com.br/), a Recife Travel (
http://www.recifetravel.com.br/) e a Destino Chile (
http://destinochile.com.br/ ).
Em relação aos hotéis, a ferramenta está sendo usada como canal de atendimento aos clientes, que podem fazer consultas sobre ocupação, reservas, atrações do local, como também receber informações sobre pacotes e promoções. É uma forma de tornar a comunicação mais direta e humanizada com o público-alvo. Dois bons exemplos são:
Hotel Villa Rossa (
http://villarossa.com.br/html/) e Hotel Villa Michelon
http://www.villamichelon.com.br/).
Não são apenas nos negócios do mercado de turismo que o WhatsApp se tornou essencial. De acordo com pesquisa realizada com turistas de 20 países para o Momondo, um buscador de passagens aéreas e reservas de hotel, 58% dos brasileiros fazem postagens enquanto viajam. Na faixa entre as pessoas de 23 a 25 anos, o índice salta para 70%. Os compartilhamentos são feitos no Facebook, em primeiro lugar, seguido pelo WhatsApp, que conta com mais de 100 milhões de usuários do WhatsApp.
Existem inúmeras vantagens do uso do WhatsApp pelos turistas. Primeiro, funciona como um verdadeiro diário de bordo. Basta que um dos viajantes crie um grupo com participantes que querem receber notícias, fotos e vídeos. Sem contar nas ligações que podem ser feitas sem custo adicional. Para os jovens em intercâmbio, é uma das ferramentas mais eficazes para que o estudante e sua família fiquem atualizados sobre as novidades.