Releases 05/12/2017 - 12:08

Segurança na saúde nos procedimentos de tatuagem


São Paulo--(DINO - 05 dez, 2017) - Selo de qualidade e curso para tatuadores podem garantir segurança na tatuagem na cidade de São Paulo

Criação de selo de qualidade para estúdios de tatuagem e implantação de curso de biossegurança para tatuadores e body piercers na cidade de São Paulo foram deliberações da reunião de representantes da Tattoo Week com o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara. Tattoo Week é a maior convenção de tatuagem do mundo e reuniu em São Paulo, em sua última edição, 72 mil pessoas e 5 mil profissionais do setor.

Medidas integram ações, propostas pelos coordenadores da Tattoo Week, objetivando garantir a segurança da saúde de tatuadores e da população nos procedimentos de tatuagem. Infecções e doenças como Aids e Hepatites poderão ser prevenidas com mais segurança.

Para viabilização das propostas, está sendo criada uma comissão, formada por representantes das Coordenadorias de controle da Aids, das Hepatites, da COVISA- Coordenadoria da Vigilância em Saúde e da Tattoo Week.

Segundo Esther Gawendo, coordenadora da Tattoo Week, houve um crescimento vertiginoso da tatuagem em todo país, especialmente em São Paulo, e o mercado da tatuagem acabou atraindo pessoas sem a devida qualificação e responsabilidade no exercício profissional, que fazem concorrência desleal aos verdadeiros profissionais. "A falta de regulamentação da profissão é um dos fatores que colabora para essa situação", relata Gawendo.

Segundo dados do SEBRAE, o mercado da tatuagem cresce 20% ao ano. São 150 mil estúdios no país, 35 mil no Estado de São Paulo e cerca de 3 mil na cidade de São Paulo.

Situação no município de São Paulo

Estão cadastrados na Prefeitura de São Paulo na COVISA- Coordenadoria de Vigilância em Saúde apenas 464 estúdios de tatuagem. Os restantes, mais de 2500 estúdios, não integram esse cadastro municipal, portanto, não tem alvará sanitário e nem são fiscalizados apesar da Lei que obriga o cadastro.

No município de São Paulo, a Lei 15.272, de 2 de setembro de 2010, dispõe sobre a obrigatoriedade de cadastramento na Prefeitura de São Paulo, de empresas e profissionais autônomos, que exerçam atividades de práticas de tatuagem, maquiagem definitiva e piercings bem como as precauções a serem adotadas na execução dos procedimentos inerentes a estas atividades.

Para Enio Conte, idealizador da Tattoo Week, a realização do curso de biossegurança irá atrair muitos tatuadores e estúdios para se cadastrarem na Prefeitura o que contribuirá para a formalização da atividade junto à municipalidade.

No entanto, o tatuador alerta para a morosidade no processo de obtenção do alvará sanitário. " Temos o relato de tatuadores que esperam há 2 anos pela visita da fiscalização da COVISA para obtenção do alvará sanitário", relata.



Website: http://www.matsudapressbrasil.com