(
DINO - 19 nov, 2015) - A espanhola "El Tostadero", tradicional na torrefação e distribuição de café para hotelarias, está investindo na expansão de sua marca. Sua loja especializada em degustações interativas e na venda de equipamentos de café, inaugurada em setembro, no município de Cuarte de Huerva, na província de Saragoça, na Espanha, é a primeira de um projeto que pretende abrir uma rede de vários pontos de venda nos próximos cinco anos.
O diferencial da loja piloto é a vitrine interior de 18 m² e a vitrine exterior de 8 m² que utiliza a tecnologia do cristal líquido inteligente (Smart Blinds), da israelense Gauzy, para projetar imagens em altíssima resolução, em tempo real, de propagandas, promoções e produtos da marca. O investimento foi de US$ 40 mil. "Essa experiência ressignifica o conceito de multimídia em lojas, ao relegar ao passado a técnica de conteúdos limitados e estáticos usados pela maioria dos concorrentes", diz Arie Halpern, diretor da Gauzy.
O sistema de transmissão funciona a partir de um comando central que controla os dias e horários que as exibições são feitas no vidro da loja El Tostadero. O cristal é acionado e o vidro se torna opaco, iniciando-se a transmissão. "A tecnologia Smart Blinds pode ser instalada em qualquer dimensão, mantendo-se uma projeção de alta qualidade. No caso da El Tostadero, os 18 m² são preenchidos com conteúdos produzidos pelos próprios donos", comenta Arie Halpern. Dessa maneira, complementa o diretor, os consumidores podem desfrutar de uma propaganda diversificada, pouco usual e, principalmente, informativa.
Daniel Jimenéz, diretor comercial da Gauzy na Espanha, acompanhou a instalação do sistema na loja piloto e tem presenciado as reações dos clientes diante da tecnologia. "As reações dos consumidores são muito positivas; crianças param para tirar "selfies" com a vitrine multimídia", diz ele. Segundo Jimenéz, outras redes de comércio, como a "Frutos Secos el Rincón", com mais de 200 lojas, e a "Imaginarium", franquia mundial de venda de brinquedos, estão interessadas no sistema tecnológico.
Sobre a Gauzy
A Gauzy é uma empresa israelense de tecnologia inovadora em vidros fundada em 2009. Essa tecnologia nunca antes vista, batizada de Smart Blinds, usa o impulso eletromagnético para trocar a posição das moléculas do vidro, permitindo muitas aplicações de vidro inteligente, tais como: escurecer vitrines para projeção de imagens e revelar o que há dentro de uma geladeira sem que ela precise ser aberta (o que economiza energia).
A Gauzy, apesar do pouco tempo de atividade, já conta com sedes no Brasil e nos Estados Unidos, além da matriz em Israel, e com parceiros em 13 países diferentes.