Releases 03/05/2016 - 14:41

Índice de consumidores no varejo (ICV) apresenta alta no mês de abril. Região Sul é destaque de recuperação


Barueri, SP--(DINO - 03 mai, 2016) - Índice de consumidores no varejo (ICV) apresenta alta no mês de abril. Região Sul é destaque de recuperação.

Apontamento do ICV 30 divulgado pela Virtual Gate registra primeiro crescimento de fluxo mensal em 2016, mas comparativo com ano anterior ainda apresenta queda.

São Paulo, 03 de maio de 2016 ? O mês de Abril registrou a primeira alta de 2016 na comparação de fluxo médio diário mês contra mês anterior, com alta de 0,4% na comparação ao mês de março, em curva similar ao mesmo período de 2015. Já no comparativo com abril de 2015, o número apresenta uma redução de fluxo de 3,8%. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores no Varejo), divulgado pela Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de fluxo de clientes em pontos-de-venda.

O estudo mostra que a curva de flutuação de 2016 permanece similar a registrada em 2015, o que demonstra possível alta de fluxo em maio, assim como o ocorrido em 2015.

Figura 1 ? Abril/2016 apresenta aumento de fluxo de 0,4% no comparativo com Março/2016, mas com resultado inferior no comparativo contra Abril/2015

Figura 2 - No comparativo período contra período, Abril segue apresentando redução em relação ao mês anterior.

Comparativo trimestral e recuperação da região Sul

Após o encerramento do primeiro trimestre de 2016 com queda de 5% em relação a 2015, o segundo trimestre inicia com 8,1% de redução;

No recorte regional, o ponto positivo fica para a equiparação de fluxo dos quatro primeiros meses de 2016 em comparação a 2015 na região sul do pais, sendo seguido pelo crescimento do fluxo na base norte, enquanto, centro oeste puxa a maior parte da queda do indicador com mais de 9% de retração.

Figura 3- O segundo semestre inicia com comparativo negativo, com 8,1% de queda de fluxo

Figura 4 - Na região Sul, o comparativo mostra um desempenho acima das demais regiões, igualando o fluxo de 2016 ao de 2015.

De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, a sazonalidade pode ajudar positivamente no cenário. "Historicamente, o Dia das Mães registra um aumento de fluxo nas lojas, uma vez que é uma das principais datas do varejo, porém, dadas as circunstâncias do cenário econômico, é provável que a data ainda registre queda no comparativo com o ano passado", destaca.

Na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, é preciso continuar atento. "O mercado está atento aos próximos passos da economia, mas não devemos deixar de pensar e articular de maneira estratégica para pegar carona em um provável panorama que poderá ser mais promissor", avalia.

O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação. O cálculo foi realizado a partir da variação percentual do fluxo médio diário de cada mês das lojas comparáveis. Na base analisada constam mais de 1200 pontos de medições (lojas). A análise adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual.

Sobre a Virtual Gate

Fundada em 2002, a Virtual Gate, fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologia que permite a gestão do fluxo do consumidor e da taxa de conversão. Atende algumas das maiores empresas do País e grandes redes varejistas, além de oferecer soluções de valor agregado para médias e pequenas empresas de todo o Brasil, com clientes em todas as regiões. Seu portfólio tem alguns cases de sucesso como: C&A, Pernambucanas, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L"Occitane, Sephora, entre outros.

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