Releases 03/08/2016 - 15:07

CNO ? Chief Networking Officer, o líder do futuro


Rio de Janeiro--(DINO - 03 ago, 2016) - Assistimos cada vez mais o surgimento de empresas virtuais, ágeis, globalizadas e organizadas em forma de redes de negócios?virtual agile global networking entreprises. Essas empresas apresentam baixo custo operacional, competitividade global em termos de preços, pronta alocação de recursos específicos para atender a demanda customizada de cada novo projeto, alta lucratividade e rápida implementação de cada novo desafio. As corporações atuais podem perfeitamente se adaptar a esse novo desafio pela competitividade. Basta um simples rearranjo dos componentes e uma sutil, mas, ainda assim, fundamental mudança de paradigma no que tange ao "como fazer".

Gestão de redes de negócios é um processo no qual o CNO ? Chief Networking Officer ? cria uma equipe de gestão de redes de negócios que desenvolverá um projeto envolvendo todos os demais setores da organização objetivando uma maior eficiência nos recursos existentes e, por vezes, adormecidos nas redes que cercam a empresa gerando ganhos mútuos a todos os parceiros. Todos os recursos necessários para a implementação dos projetos encontram-se nas redes. Se os recursos não estão disponíveis é porque eles não foram suficientemente bem identificados, mapeados e prontamente disponibilizados.

O projeto de gestão de redes de negócios pode ser sumarizado em seis etapas a saber: (1) definição do CNO e respectiva equipe de gestão de redes de negócios; (2) alinhamento de metas, fatores de sucesso e riscos; (3) definição dos ganhos mútuos; (4) avaliação do status atual das parcerias; (5) gerência de cada rede propriamente dita; (6) plano de ação. Vejamos cada uma dessas etapas.

A primeira mudança de paradigma é o entendimento de que a verdadeira estrutura da empresa não é mais piramidal, mas matricial na qual o centro de decisão da empresa criou uma comunidade ao seu redor. Essa comunidade é composta por cada uma das redes de negócios que cercam a empresa e, consequentemente, influenciam os rumos da empresa.

Juntamente com sua equipe, o Chief Networking Officer gerenciará o ambiente das redes de negócios de forma centralizada. Ele resolverá eventuais problemas de conflito e promoverá o alinhamento dos interesses. Será o contato direto embora não primário, estando pronto a assumir a gestão da parceria com qualquer integrante das redes na ausência do gestor primário. Ele mapeia e organiza todos os recursos existentes nas redes, i.e., contatos, experiências, casos de sucesso, conhecimento, competências e oportunidades.

O CNO é um líder servidor. Ele se preocupa com o autodesenvolvimento de cada um dos integrantes das redes capacitando-os a atingirem as metas acordadas. Sua liderança não é imposta, mas conquistada. A única rede que pode ser diretamente impactada pelo CNO é a rede de funcionários. Todas as demais estão fora de seu controle direto, mas não fora de sua área de influência. Daí considerar o CNO como o líder do futuro, pois ele conquista o reconhecimento de todos os pares das diversas redes que cercam sua empresa-comunidade criando uma forte relação de interdependência entre as partes e forte sinergia com o todo.

A descrição de sua posição poderia ser resumida como um pensador estratégico de elevado código de valores éticos e morais. Dono de uma inabalável credibilidade dentro do mercado. Profissional movido a desafios e extremamente hábil ao gerenciar parcerias. Também é essencial possuir uma capacidade de comunicação clara e objetiva que oriente o desenvolvimento dos profissionais ao seu redor. Esse executivo deverá ser bastante criativo e participativo buscando harmonizar os diferentes interesses, expectativas e necessidades dentro das redes.

Na segunda etapa do projeto de gestão de redes de negócios, teremos a definição interna da organização de suas metas e submetas vis a vis tempo definidas, além de seus fatores de sucesso e fatores de risco para cada departamento e projetos específicos.
Em seguida, iniciam-se as negociações de ganhos mútuos que essencialmente contemplam os três pilares mencionados anteriormente: metas, fatores de sucesso e risco. Entretanto, é de fundamental importância que se observem necessidades, expectativas e vontades de cada rede em separado.

Nesse momento é que inicia a quarta etapa com avaliação do status atual de cada parceria. Esse é o momento em que reflete sobre os atores que atualmente compõem as suas redes e os integrantes ideais das mesmas.

A gestão de redes de negócios propriamente dita traz um componente vital para o sucesso de todo o projeto: negociação ganha-ganha. Vale destacar que os ganhos nem sempre são de ordem financeira, mas existem diversas formas criativas de se capitalizar nos resultados dessas negociações. Quanto melhor for o entrosamento e confiança entre as partes, mais frequentes, de maior volume e melhor resultados para todos serão as negociações.

A última etapa é a efetiva implementação de um plano de ação de curto, médio e longo prazo para cada rede e seus respectivos atores. Normalmente, recomenda-se começar esse projeto negociando com a rede sobre qual empresa possui maior poder de influência, funcionários.

O plano de ação que será definido para cada rede traz como pontos em comum como definir o objetivo de cada ação específica, seu estilo e formato, a freqüência com a qual a mesma deverá acontecer, seu público-alvo envolvido e local, seja ele físico ou mesmo virtual. Assim, a empresa estará perfeitamente apoiada nos três pilares que nortearam o mercado no futuro: conhecimento, comunicação e entretenimento.

Pensando na própria equipe interna, cria-se um bom ambiente de trabalho com valorização do profissional que facilitará a atração e retenção de talentos. No que tange aos diversos atores nas mais diversas redes, teremos um aumento da transparência e confiança na parceria com diversas redes e entre as partes envolvidas.

O futuro é uma questão de atitude e de escolha. E você, caro leitor, acredita que o projeto de gestão de redes de negócios e ter um Chief Networking Officer como gerente desse megaprojeto possa trazer grandes benefícios à sua organização?

Estarão os atuais líderes de sua empresa suficientemente maduros e prontos para tomar essa atitude de redesenhar o futuro de seu empreendimento por uma gestão mais eficiente de seus relacionamentos com stakeholders?

Deixo aqui o meu convite-desafio nesse sentido.

Octavio Pitaluga Neto
Chief Networking Officer
TEN - Top Executives Net
Website: http://www.topexecutivesnet.com/cno-pt/