São Paulo--(
DINO - 02 mai, 2018) - A ligação entre dieta e acne tem sido demonstrada empiricamente por muitas pessoas ao longo dos anos, há quem concorde e quem discorde. Mas um fato é impossível negar: nossa alimentação é um dos fatores mais importantes em quase todas as situações que ocorrem externamente em nosso corpo, seja no peso correto, cabelos ou pele.
E seguindo esse princípio de que a solução vem "de dentro pra fora" a nutricionista Angela Faustin, formada em nutrição e qualidade de alimentos e escritora do livro "Acabando com a acne" nos explica um dos maiores mitos sobre acne.
Alimentos para Evitar:
A especialista diz que as últimas pesquisas sobre o assunto mostram que uma dieta rica em alimentos com alto índice glicêmico pode promover o aparecimento da acne.
Alimentos com alto índice glicêmico:
Se consumido em excesso, bebidas açucaradas, iogurte e sucos de frutas adoçados com quantidades industriais de sacarose, pão branco, produtos de pastelaria e doces variados, aumentam os níveis de insulina.
Esse hormônio estimula a produção cutânea de sebo, uma massa oleosa que dilata as paredes do folículo piloso e engloba detritos celulares até o ponto de oclusão. Aumentando a produção de sebo e detritos dentro do folículo piloso, levando à formação de cravos brancos e pretos, favorecendo também o surgimento de espinhas.
As espinhas são causadas pela atividade de algumas bactérias da pele, que se alimentam de sebo e liberam ácidos graxos livres.
Reduzir a presença de alimentos com alto índice glicêmico na dieta parece, portanto, uma estratégia válida para reduzir a gravidade das manifestações da acne. Não só isso, há algum tempo sabemos que essa regra também protege do sobrepeso, obesidade, diabetes e hipertensão.
Acne e Chocolate:
Entre os alimentos que se acredita serem responsáveis pela acne, o chocolate é provavelmente o mais falado. "Sendo um alimento com alto índice e carga glicêmica, fica claro que um abuso de chocolate pode promover o aparecimento de acne e espinhas" explica Angela.
No entanto, para esclarecer o papel desse alimento na dieta contra a acne, é importante considerar a qualidade do chocolate consumido.
Se levarmos em consideração os chocolates ao leite e o chocolate branco, veremos que que são muito ricos em açúcar, com altas porcentagens de gorduras saturadas e consequentemente com alto índice de carga glicêmica.
Já os chocolates amargos ou escuros (cacau 70% e acima) são diferentes, já que o teor de açúcar é menor e as gorduras saturadas não são encontradas. Além disso seu sabor amargo, faz com que a pessoa coma menos chocolate.
Portanto, segundo a nutricionista acostumar o paladar com essa categoria de chocolates, pode ser uma dica valiosa no combate a acne.
Outras informações valiosas sobre como combater a acne de forma natural e econômica são ensinadas também na recente obra da nutricionista, para saber mais basta digitar "Acabando com a acne de Angela Faustin" em seu navegador.
Informações de Contato:
Nome: Dra. Angela Maria Faustin de Jesus - CRN-8 11109
E-mail:
suporte@ganheisaude.com.brTelefone e WhatsApp: (043) 99157-8675
Website:
https://maniadetox.org/acne2/