Releases 22/10/2015 - 11:49

Demissão pode marcar momento de refletir sobre a carreira


São Paulo, SP--(DINO - 22 out, 2015) - De acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do mês de setembro, 1,9 milhão de pessoas estão desempregadas no país, o que corresponde a 7,6% do total das seis regiões metropolitanas envolvidas na coleta de dados.

A primeira reação de quem perde o emprego é imediatamente correr atrás de uma recolocação. Alguns dias de descanso, uma rápida atualização no currículo e o profissional está pronto para a luta. Porém, para muitas pessoas este pode ser o momento de parar e refletir sobre sua carreira, as perspectivas do mercado de trabalho em sua área de atuação e a sua satisfação profissional. Refletir sobre o futuro.

Em alguns casos essa reflexão pode acontecer após um choque, ou seja, quando o profissional se dá conta que os postos de trabalho em sua área de atuação se tornaram escassos ou perderem muito valor, fazendo com que os salários fossem reduzidos. "Seja em função das novas tecnologias, ou da mudança de hábitos de consumo, o mundo do trabalho está cada vez mais dinâmico. Por isso, independentemente da área de atuação e do tempo de carreira, todo profissional deve estar atento a essas transformações. Para alguns, essa percepção acontece apenas no momento da busca de um novo trabalho, quando o profissional se dá conta que o seu currículo não atende mais ao mercado", explica Ana Seraceni, estrategista de carreira da Comserventia.

Neste caso, a reflexão torna-se fundamental: o profissional tem de aproveitar esse momento de crise para considerar se deve buscar um redirecionamento na carreira, alguma outra especialidade ou, ainda, adotar uma postura mais radical e buscar uma nova área de atuação. "É preciso ter muita clareza tanto sobre as oportunidades que o mercado oferece como sobre si mesmo, procurando respostas, principalmente, para questões sobre como voltar para o mercado de forma a obter mais sucesso e alta-performance, sem deixar a felicidade de lado, inclusive de forma a mitigar as chances de ficar fora do mercado novamente", avalia Ana."

A resposta para essas questões deve vir a partir de uma avaliação completa sobre as habilidades, características pessoais e atividades que lhe trazem felicidade, ou seja, um trabalho de autoconhecimento. "Há uma série de estudos que apontam que os profissionais de sucesso são justamente aqueles que encontram satisfação no que fazem, pois isso permite que se dediquem, que sejam criativos, que deem o melhor de si e, da mesma forma, recebam um retorno positivo", explica Ana.

Website: http://www.comserventia.com.br