Releases 22/06/2016 - 09:27

Pesquisa da Amdocs: Os adolescentes têm um estilo de vida digital e os provedores devem se ajus


ST. LOUIS, June 22, 2016 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Amdocs (NASDAQ:DOX), líder em soluções de experiência de cliente, anunciou hoje os resultados de um estudo mundial1 sobre o DNA digital, comportamento e expectativas dos adolescentes hoje em dia, entre 15 e 18 anos. O estuda revela um frágil relacionamento entre provedores de serviços de comunicações (CSPs, na sigla em inglês) e os adolescentes e o papel que a tecnologia digital irá desempenhar nas vidas de uma geração que vê seu futuro como seres digitais tanto quanto como seres humanos.


De acordo com o estudo, somente 12% dos adolescentes acha que seus provedores entendem seu estilo de vida e oferecem serviços de acordo com ele. Do universo pesquisado, 30% informam ter encontrado mau atendimento ao consumidor de seus CSPs nos últimos doze meses, e 46% dizem que não irão mais usar o mesmo CSP de novo. Um terço dos participantes depois transmitiu essas informações aos familiares e amigos.

O estudo, encomendado pela Amdocs, foi realizado por Vanson Bourne, empresa de pesquisas sobre o mercado de tecnologia, com a assessoria do Dr. Paul Redmond, sociólogo e líder no conhecimento sobre o comportamento das diversas gerações.

Outras conclusões-chave que revelam o DNA digital característico dos adolescentes e o serviços que eles desejam:

  • O mundo digital é a lente usada pelos adolescentes para verem a si próprios e aos outros: 43% acreditam que seus celulares inteligentes os tornam mais espertos e mais legais; 52% começam o dia vendo suas contas nas mídia sociais; mais de 30% dizem que provavelmente deixariam de encontrar alguém novamente que não tivesse uma conta de Facebook ou de WhatsApp.
  • Um emoji vale mil palavras:Quase metade dos participantes diz que prefere usar emojis (47%) e postar fotos (45%) a enviar e-mails, porque os emojis expressam melhor dos que as palavras o que eles estão pensando.
  • A conectividade com a internet é o sexto sentido mais vital do adolescente:Os adolescentes precisam estar constantemente conectados e os participantes afirmam que têm mais probabilidade de se sentirem ansiosos e sozinhos se estiverem separados da Internet (56%) do que quando estão separados da família (52%). O valor do acesso à Internet é tão significativo que a maioria (55%) está firmemente convicta de que acesso rápido é um direito humano.
  • A transmissão instântanea (streaming) de conteúdo feita gratuitamente é um modo de vida:A maioria faz streaming de filmes (53%; 17% faz download), TV (51% versus 11%) e música (47% versus 29%) e, em geral, é feita de forma gratuita, com menos de um terço dizendo que já pagaram por algum conteúdo.
  • Os adolescentes consideram os provedores de conteúdo e apps como provedores de serviços" e gostam mais deles: Embora 82% deles saibam quem são seus provedores de serviços, percebem as empresas que atuam no setor OTT - over-the top (que fornecem serviços através da banda larga) e os gigantes da internet, como Google (51%), Facebook (38%), WhatsApp (42%) e Apple (38%) como CSPs, o que, na verdade, não são. Entretanto, quando perguntados quais as empresas eles amam, 60% colocam em primeiro lugar o Google (Facebook: 48%; WhatsApp: 42%) enquanto que somente 36% dizem amar seu CSP.
  • Os adolescentes querem tecnologia para que possam desenhar suas próprias experiências: 54% querem serviços interativos que ofereçam opções de design com que possam brincar; 59% querem a oferta de tecnologia de impressão em 3D para criar seus próprios acessórios técnicos e 55% querem poder visitar novos países usando realidade virtual. A conexão dos adolescentes com a tecnologia é tão forte que 66% dizem que gostariam de ser Bill Gates quando crescerem, mais do que um astro de YouTube (50%) ou pop star (38%).
  • Os adolescentes esperam que a tecnologia do futuro permita que se tornem seres digitais tanto quanto seres humanos: 78% gostariam de ter um dispositivo embutido em seus braços e conectado com a internet e 38% gostariam que esse dispositivo substituísse seu celulares inteligentes; 66% acreditam que muitos serviços ficarão nas mãos de robôs, 24% chegam a acreditar que um robô vai ser seu melhor amigo.
É fascinante como o digital está definindo como os adolescentes veem a si próprios e aos outros, como se expressam, como apreendem, disse o Dr. Paul Redmond. Precisam de constante acesso e conectividade e consomem conteúdo de um modo diferente das gerações mais velhas. Essa é uma geração de 'conteúdo livre, que adora streaming e não tem necessidades de propriedade, o que leva os provedores de serviço a examinarem modelos de negócios que possam melhorar a afinidade dos adolescentes com suas marcas.

É surpreendente que metade dos adolescentes já tenham uma opinião firme sobre que provedor não vão usar quando começarem a pagar suas próprias contas, diz Chris Williams, chefe de marketing global da Amdocs. Mas não podemos desprezar o impacto imediato dos adolescentes sobre um provedor de serviço e percepção de marca, dada sua influência sobre os pais, que pagam as contas e amplas audiências, através de seu uso prolífico das mídia sociais. Com o conceito de digital mantendo uma posição tão integral com a vida do adolescente, a necessidade de transição para um provedor de serviço digital é imediata. Os provedores de serviço precisam agir agora para estabelecer e construir afinidade com os adolescentes, explorando novos modelos de monetização para enfrentar a demanda de conteúdo grátis e adotando estratégias de envolvimento que proporcionem experiências imersivas durante toda a jornada do cliente. Se esses provedores vão conseguir adotar esses novos modelos é o que vai determinar sua capacidade para manter a relevância em sociedades e economias futuras.

A Amdocs já está trabalhando com vários clientes para ajudar a oferecer esses modelos. Entre os exemplos, está um projeto com um grande provedor estadunidense para implantar uma plataforma de autosserviço que entregue novos e atraentes serviços e pontos de toque digitais.

O estudo foi realizado com 4.250 participantes, com idades entre 15 e 18 anos, de países como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Índia, Alemanha, Rússia, México, Filipinas e Singapura.

1 A message from your future customer, Vanson Bourne, 2016

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Sobre a Amdocs
A Amdocs é líder no mercado em soluções e serviços de software de experiência do consumidor para os maiores provedores de serviços de mídia, entretenimento e comunicações de todo o mundo. Há mais de 30 anos, as soluções da Amdocs, que incluem BSS, OSS, controle de redes, otimização e virtualização de funções de rede, juntamente com serviços profissionais e de gestão, aceleram o valor dos negócios dos seus clientes, pela simplificação da complexidade de negócios, redução de custos e entrega de uma experiência de cliente de classe mundial.

A carteira da Amdocs capacita os provedores de serviços a capturar o mundo da proximidade digital, operando entre dimensões digitais, de modo a envolver clientes com experiências personalizadas em todos os canais, criando um negócio diversificado para capturar novos fluxos de receita, tornando-se empoderados com relação a dados de modo a tomar decisões de negócios e operacionais com base em análises baseadas em insights a em análises preditivas; e alcançando agilidade de serviço para acelerar o rápido lançamento de novas tecnologias e serviços de rede híbridos.

A Amdocs e seus 24.000 funcionários atendem clientes em mais de 90 países. Listada no NASDAQ Global Select Market, a Amdocs teve uma receita de US$3,6 bilhões no exercício de 2015.

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