Releases 05/11/2013 - 03:11

YPO: A confiança empresarial brasileira se recupera no terceiro trimestre


SÃO PAULO, Brasil--(BUSINESS WIRE)--5 de Novembro de 2013--Depois de ter mergulhado em julho no nível mais baixo da história da série de quatro anos, o índice de confiança para o Brasil da YPO Global Pulse teve uma recuperação de 3,4 pontos no terceiro trimestre para 57,9, ligeiramente superior ao nível composto latino-americano, de 57,0, mas ainda inferior ao de um ano atrás (60,1).

"Fatores positivos, incluindo um crescente excedente comercial e uma classe média em expansão, têm impulsionado as previsões de vendas um pouco acima do terceiro trimestre, apesar das taxas de juros e da inflação que continuam a assolar as empresas brasileiras", disse Ricardo Diniz, vice-presidente do Bank of America Merrill Lynch Brasil e membro da filial de São Paulo do YPO.

Globalmente, os níveis de confiança totais entre as diferentes regiões continuaram a convergir, com menos de um ponto agora separando a Ásia e a UE, em comparação com uma diferença de 12,8 pontos há seis meses. A confiança na América Latina vem diminuindo continuamente há 18 meses e é agora a menor do mundo pelo segundo trimestre consecutivo. Enquanto outras regiões mostraram aumento marginal no otimismo, a confiança nos Estados Unidos avançou lentamente, ainda apertada na faixa de 3 pontos, que vem mantendo desde julho de 2012.

Principais resultados no Brasil

Melhoria das previsões de vendas:o ganho em confiança geral foi principalmente atribuível a uma perspectiva de vendas melhorada. Dois terços dos diretores executivos entrevistados disseram que esperavam um aumento das vendas de pelo menos 10% nos próximos 12 meses, significativamente acima dos 55% que disseram a mesma coisa no último trimestre. Em contraste, as previsões de contratação e investimento fixo foram mais silenciadas, com 31%, esperando contratar mais trabalhadores e 36% esperando impulsionar a despesa de capital durante o mesmo período.

As perspectivas de curto prazo estão mais claras: Quando perguntado sobre suas expectativas para os próximos seis meses, os líderes empresariais foram decididamente mais otimistas do que eles estavam em julho. No último trimestre, 42% dos diretores executivos entrevistados disseram que esperavam condições piores em seis meses. Em outubro, apenas 25% pensavam dessa forma.

Índice de confiança de YPO Global Pulse

O levantamento eletrônico trimestral, realizado nas duas primeiras semanas de outubro de 2013, reuniu respostas de 2.113 diretores executivos de todo o mundo, incluindo 87 no Brasil. Acesse www.ypo.org/globalpulse para obter mais informações sobre a metodologia de pesquisa e os resultados de todo o mundo. Para mais informações sobre a YPO, acesse www.ypo.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

YPO
Michèle Foster, +1-512-772-4701
mfoster@ypo.org