Caxias do Sul, RS--(
DINO - 26 set, 2017) - Como um sistema de gestão pode colaborar com a sua indústria na melhoria de processos e aumento dos resultados? Compreender sobre as vantagens que um ERP oferece é o primeiro passo para alinhar o uso dessa tecnologia a favor de seu negócio: a integração entre as áreas da empresa, uma maior centralização e qualidade das informações, a automatização de tarefas e outras possibilidades podem facilitar o processos diários e maximizar os lucros em pouco tempo.
Segundo informações de pesquisa anual realizada pelo Portal ERP, cerca de 44% das empresas entrevistadas têm investido na atualização e expansão do uso de um sistema de gestão integrado por compreenderem no gerenciamento de processos a oportunidade de se obter resultados realmente eficientes do dia a dia.
http://cloud.dino.com.br//img/122/4b57c22e-b947-49f2-ac98-50fc1622bd47.jpg?width=100&height=100&quality=70&mode=pad&Combinando adequadamente processos, procedimentos e práticas, são muitos os benefícios que uma solução de ERP pode trazer para a empresa. Listamos os principais para quem planeja adotar um sistema de gestão eficiente e aderente ao seu negócio. Acompanhe:
1. Padronização de processos e informações
A falta de padronização de processos pode acarretar problemas na localização de informações no sistema e de itens da empresa, como dados de estoque, por exemplo. É como se cada colaborador realizasse suas tarefas sem seguir procedimentos preestabelecidos pela empresa, tornando questionável a capacidade de a empresa atingir níveis aceitáveis de qualidade.
Se cada colaborador faz seu trabalho à sua própria maneira, a chance dos gestores detectarem o que exatamente há de errado em processos administrativos ou fabris se reduz drasticamente. Os sistemas ERP norteiam a direção da empresa na definição de um padrão de processos. Essa parametrização contribuirá para:
- organizar o armazenamento das informações;
- inserir e buscar dados com maior velocidade e exatidão;
- seguir normas e procedimentos que visam a segurança dos processos e dos funcionários;
- garantir a qualidade na entrega dos produtos;
- identificar falhas na produção e implementar soluções pontuais para correções;
- aprimorar processos.
O software implantado não permitirá que os colaboradores realizem suas tarefas fora do padrão, tornando os processos mais confiáveis.
2. Maior controle das operações e segurança nos dados da empresa
Os sistemas ERP reúnem os dados corporativos e as informações sobre as operações da fábrica em uma só plataforma gerencial. Isso ajuda os gestores a acompanhar a produção. Com isso, é possível monitorar todas as operações em cada setor da fábrica. Por exemplo, dependendo do porte da fábrica, pode ser bem difícil acompanhar quais pedidos de produção estão atrasados e quais estão dentro do prazo.
Um sistema ERP permite acompanhar essas ordens de serviço de modo automático, conforme a data de entrega de cada produto. Assim, os gestores conseguem verificar em qual etapa de produção cada item se encontra.
Essas informações serão úteis para evitar atrasos na entrega de produtos e para avaliar o quanto a fábrica tem conseguido cumprir seus prazos. A partir daí, será possível implementar ações estratégicas para corrigir as falhas em pontos específicos da produção que estejam causando os atrasos.
http://cloud.dino.com.br//img/122/4b5f57c8-fc04-4da0-ae48-46748bab96a9.png?width=100&height=100&quality=70&mode=pad&3. Redução de custo com fim do retrabalho
A falta ou falha de comunicação entre profissionais e departamentos é uma das vilãs na rotina empresarial. Um sistema de gestão integrado une os departamentos, facilita a comunicação entre eles e reduz a margem de erros.
Assim, dados sobre ordens de serviço, projetos e produção ficam disponíveis na plataforma para todos os colaboradores, fazendo com que todos eles falem a mesma língua, unidos em um objetivo em comum e sem desperdiçar recursos.
4. Aumento da agilidade e produtividade
Por si só, a padronização de processos, o controle mais apurado da produção e a redução de erros já aumentam exponencialmente a agilidade e a produtividade.
No entanto, a automação proporcionada pelo software otimiza ainda mais as tarefas. Afinal, processos que antes eram realizados manualmente serão automatizados, totalmente ou parcialmente.
Considere, por exemplo, a automação no estoque. O sistema de gestão permite maior controle e precisão no armazenamento de insumos, produtos acabados e intermediários. Por meio do software, esse setor fica interligado à área de vendas e compras, facilitando o gerenciamento da aquisição de matéria-prima.
5. Eliminação da manutenção de múltiplos sistemas na empresa
Por meio de um sistema unificado, a fábrica dispensa o investimento de tempo e recursos com a aquisição, implantação, atualização e manutenção de diversos softwares diferentes.
Além disso, um único sistema evita erros de compatibilidade entre softwares e demais erros de integração.
6. Rápida análise de dados
Informação vale ouro para as grandes empresas. É por meio dela que os gestores entendem seu negócio e conseguem elaborar estratégias para alavancar seus negócios.
No entanto, isso só funcionará se os dados forem fidedignos. Por isso, o ERP é uma ferramenta importante, pois auxilia na geração e análise dos dados. Informações sobre o desempenho da produção e dos colaboradores serão vitais para encontrar falhas e buscar soluções.
Conheça o Promob ERP através do link
http://www.promob.com/produto/promob-erp e saiba mais sobre as vantagens que a solução pode trazer para o seu negócio.
Website:
http://www.promob.com/pt