Porto Alegre/RS--(
DINO - 01 ago, 2016) - Preparamos 4 dicas para otimizar a taxa de abertura do e-mail marketing e gerar resultados efetivos.
O assunto do e-mail
O assunto do e-mail não pode ser genérico, muito pelo contrário, o assunto precisa garantir ao destinatário que o conteúdo do e-mail seja interessante para ele. Pensar em quantos e-mails as pessoas recebem todos os dias é o primeiro passo para repensar o assunto escolhido. Quanto mais direto, breve, cativante e personalizado for o assunto, maiores são as chances da taxa de abertura aumentar.
O remetente
Enviar e-mail com um remente pessoal é um dos fatores que pode aumentar a sua taxa de abertura. A menos que você já tenha uma marca muito reconhecida no mercado, os e-mails enviados via empresa terão maior probabilidade de serem ignorados. Uma das razões para isso é o fato de que muitos dos e-mails recebidos pelos destinatários são enviados a partir de nomes empresariais. Portanto, uma vez que o e-mail é de pessoa física, ele acaba ganhando destaque nessa multidão, e parecendo mais importante para quem o recebe.
Quando enviar?
A taxa de abertura dos e-mails enviados pode ser diferente dependendo do horário em que o destinatário recebe a mensagem. Para começar, é legal ver os estudos já realizados sobre esse item, um dos horários mais recomendados é o das 6h e as 10h pois as pessoas comumente já olham seus e-mails logo no início da manhã. Além disso, o período da tarde, entre as 15h e as 17h, também aparece como um bom horário de envio. Para enviar e-mails B2B (de empresa para empresa) a pesquisa aponta que o melhor horário é a partir das 18h, ou seja, no final do expediente, enquanto as campanhas B2C (empresa para consumidor final) poderiam explorar melhor o horário noturno, a partir das 21h.
A verdade é que essas são ideias muito gerais. As taxas de abertura são dependentes da indústria e de outros detalhes específicos de cada público-alvo. A melhor forma de descobrir quais horários funcionam melhor para o público é fazer testes, programando o envio para diferentes horários e mensurando esses resultados.
Responsividade
Grande parte das pessoas já utilizam seus smartphones para verificar e-mails. Essa taxa pode mudar bastante dependendo do público, mas uma coisa é certa: ela não será desprezível para a campanha que estará sendo trabalhada. Se os e-mails não são amigáveis às telas menores, as chances de conversão são mais baixas. Por isso, é imprescindível que se trabalhe pensando na responsividade do e-mail enviado.
Livia Lampert, Gerente de Marketing e Produto da KingHost explica que para gerar resultados efetivos com campanhas de e-mail marketing é importante também trabalhar com ferramentas confiáveis, "Na KingHost nós disponibilizamos uma ferramenta de e-mail marketing que atende a diversas necessidades e com ela é possível mensurar e otimizar as campanhas alcançando melhores resultados."
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