Releases 04/02/2015 - 00:41

Resultados do terceiro trimestre de 2014/15 da Lenovo ultrapassam consenso de estimativas com u


Impulsionada pelos novos mecanismos de smartphones e da empresa, a expansão da rentabilidade foi definida

  • em US$ 14,1 bilhões em receita
  • Receita bruta antes de encargos contábeis não monetários relacionados a fusões e aquisições* de US$ 348 milhões e receita bruta de US$ 274 milhões
  • Receita líquida antes de encargos contábeis não monetários relacionados a fusões e aquisições* de US$ 327 milhões e receita líquida de US$ 253 milhões
  • Atingido marco de alta recorde de 20% de participação no mercado de computadores**
  • Fusões e aquisições oferecem mais equilíbrio: Agora 65% da receita são provenientes de computadores, 24% de dispositivos móveis e 9% do Enterprise em relação há um ano, quando os computadores somavam 81%
  • Lucro básico por ação de 2,32 centavos de dólar, ou 17,99 centavos de dólar de Hong Kong
  • Reservas líquidas de caixa de US$ 1,3 bilhão (em 31 de dezembro de 2014)
HONG KONG--(BUSINESS WIRE)--4 de Fevereiro de 2015--O Lenovo Group (HKSE: 0992)(PINK SHEETS: LNVGY) anunciou hoje resultados que ultrapassaram o consenso para seu terceiro trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro de 2014, mostrando um forte negócio de computadores e movimentação acelerada na integração de seus investimentos na Motorola Mobility (Motorola) e no antigo System x da IBM, o servidor x86 (System x). A receita trimestral foi de US$ 14,1 bilhões, um aumento de 31% em relação ao ano anterior.


A receita bruta antes de encargos contábeis não monetários relacionados a fusões e aquisições do terceiro trimestre foi de US$ 348 milhões, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. As despesas não operacionais e não monetárias relacionadas a fusões e aquisições totalizaram US$ 74 milhões e incluem encargos como amortização de ativos intangíveis e juros de notas promissórias relacionados aos investimentos na Motorola e no System x. Considerando essas despesas, a receita bruta foi de US$ 274 milhões, uma queda de 15% em relação ao ano anterior. Da mesma forma, a receita líquida do terceiro trimestre foi de US$ 253 milhões, uma queda de 5%. Já a receita líquida antes de encargos contábeis não monetários relacionados a fusões e aquisições foi de US$ 327 milhões, um aumento de 23%.


A principal atividade de computadores da Lenovo continua forte, mesmo à medida que passa por significativa transformação e diversificação com a adição dos negócios Motorola e System x. O equilíbrio se tornou uma grande força para a Lenovo: Os computadores são agora responsáveis por 65% da receita da empresa, enquanto os dispositivos móveis oferecem 24% e o Enterprise contribui com 9%. Há apenas um ano, os computadores representavam 81% dos negócios da Lenovo.


Neste trimestre, estamos na linha de partida para uma nova competição, mas os resultados mostram que temos a estratégia correta, fizemos as aquisições certas e tivemos um bom desempenho em nível mundial. Por isso, estou confiante de que estamos prontos para vencer, declarou Yang Yuanqing, presidente e diretor executivo da Lenovo. Nossa principal atividade de computadores manteve sua posição de liderança e ampliou ainda mais a lucratividade. As duas empresas recém-adquiridas estão apresentando um ótimo desempenho em seu primeiro trimestre de integração. Com certeza, elas estão se tornando nossos condutores de crescimento. A Motorola já é uma força mundial: pela primeira vez vendeu mais de dez milhões de unidades no trimestre, e agora está reingressando no mercado da China. Enquanto isso, temos um forte início com a integração do System x, mesmo que ainda o estejamos aperfeiçoando e desenvolvendo, aproveitando a excelência e a eficiência operacional da Lenovo para que seja ainda mais competitivo. Continuo plenamente confiante de que cumpriremos todos os nossos compromissos financeiros neste ano, e também de que estamos no caminho certo para vencermos no longo prazo.


O lucro bruto da empresa no terceiro trimestre fiscal aumentou 54% em relação ao ano anterior, para US$ 2,1 bilhões, com margem bruta de 14,9%. O lucro operacional do trimestre diminui 3% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 325 milhões. O lucro básico por ação no terceiro trimestre fiscal foi de 2,32 centavos de dólar ou 17,99 centavos de dólar de Hong Kong. As reservas líquidas de caixa em 31 de dezembro de 2014 totalizaram US$ 1,3 bilhão.


A inovação na Lenovo continua conduzindo a transformação do modelo de negócios e a oferecer produtos impressionantes que impulsionam as vendas e a rentabilidade. Em outubro, a empresa realizou um grande lançamento mundial de produtos de consumo, anunciando uma nova família de computadores e tablets conversíveis Yoga. Na exposição Consumer Electronics Show, realizada no início de janeiro, a Lenovo venceu uma quantidade recorde de 77 prêmios em todas as categorias: computadores (onde o laptop LaVie, o mais leve da Lenovo, ganhou os prêmios mais importantes da exposição), tablets, smartphones, aplicativos, software e periféricos o que demonstra sua amplitude e profundidade únicas em inovação de produtos.


VISÃO GERAL DO GRUPO EMPRESARIAL***


No Grupo de computadores, ou PCG (PC Group), que inclui computadores e tablets Windows, as vendas da Lenovo foram de US$ 9,2 bilhões, com uma alta recorde na receita bruta (PTI, pela sigla em inglês) de US$ 494 milhões. A Lenovo vendeu dezesseis milhões de computadores no trimestre, um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior, para uma participação total de mercado de 20%. No futuro, as tendências de consolidação favorecem este negócio. A Lenovo vendeu cem milhões de laptops ThinkPad, o que representa um marco histórico para esta marca lendária.


No Grupo empresarial de dispositivos móveis ou MBG (Mobile Business Group), que inclui produtos do investimento na Motorola, a marca de telefonia móvel da Lenovo, tablets Android e TVs, as vendas da Lenovo foram de US$ 3,4 bilhões, gerando um PTI negativo de US$ 89 milhões. A Motorola vendeu mais de dez milhões de unidades, um aumento de 118% em relação ao ano anterior, somando US$ 1,9 bilhão para a receita do MBG. Em breve novamente na China, a Motorola está no caminho certo para ser rentável dentro de quatro a seis trimestres de fechamento.


A Lenovo se tornou uma verdadeira competidora mundial combinando as vendas dos dispositivos da Motorola e da marca Lenovo, sendo a terceira maior fornecedora de smartphones, atrás da Samsung e da Apple, e sendo a concorrente mais importante. Juntas, as duas marcas tiveram quase 6,6% de participação de mercado, um aumento de 78% em relação ao ano anterior. A participação no mercado global de tablets foi de 4,8%, com 3,7 milhões de vendas, um aumento de 9% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo lançamento do nosso mais recente tablet Yoga.


Ao contrário de muitos competidores menores no mercado de telefonia móvel, que dependem quase exclusivamente de um mercado em desaceleração chinês, a Lenovo agora vende cerca de 60% de seus telefones móveis para fora da China, conquistando 67 países nos últimos dois anos. A empresa desenvolveu escala, distribuição, ativos de marca e portfólio de IP necessários para competir em todo o mundo e desafiar suas duas maiores concorrentes. E, como a tendência em smartphones passa do mercado de luxo para o convencional, e dos mercados estabelecidos para os mercados emergentes, a Lenovo está na melhor posição para capturar essas próximas ondas de crescimento e cumprir seus compromissos de rentabilidade declarados na empresa Motorola.


No Enterprise Business Group, ou EBG, que inclui servidores, armazenamento, software e serviços vendidos tanto sob a marca da Lenovo, ThinkServer, como sob unidade de negócios System x, as vendas foram de US$ 1,2 bilhão. As vendas da unidade System x foram US$ 986 milhões. Apenas noventa dias após a integração do System x, o EBG apresentou um PTI operacional positivo, apesar do PTI padrão que incluiu itens não monetários relacionados a fusões e aquisições ficar negativo em US$ 42 milhões. A empresa está firmemente no caminho certo para se tornar um negócio de US$ 5 bilhões com margens melhores do que a de computadores em um ano.


As vendas combinadas dos servidores ThinkServer da Lenovo e do System x conseguiram tornar a Lenovo a número 3 no mundo, com 10,4% de participação de mercado. Apesar da competição intensa durante o ano, desde que a Lenovo informou que planejava adquirir o System x, a empresa está se estabilizando, com o rápido sucesso na China, sendo a número 1 nesse mercado, enquanto se beneficia do acesso a novas oportunidades em 160 países que antes não estavam disponíveis à IBM ou à Lenovo.


VISÃO GEOGRÁFICA GERAL


A Lenovo totalizou na região da China US$ 4,1 bilhões em receitas no terceiro trimestre fiscal, um aumento de 1% em relação ao ano anterior, o que representa 29% da receita mundial da empresa, enquanto a margem operacional melhorou em 0,3 ponto em relação ao ano anterior para 5,7%. Durante o terceiro trimestre, a Lenovo protegeu sua liderança no negócio de computadores com 38,2% de participação. A feroz concorrência no negócio de telefonia móvel na China foi um empecilho para o desempenho dos smartphones da marca Lenovo.


Na região Ásia-Pacífico as receitas da Lenovo totalizaram US$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre, ou 12% da receita mundial da empresa, um aumento de 7% em relação ao ano anterior, com recorde de margem operacional de 5,4%, aumento de 3,9 pontos em relação ao ano anterior, e registrou alta recorde na participação de mercado de computadores de 16,1%, aumento de 0,2 ponto em relação ao ano anterior. Volumes fortes nas vendas de smartphones foram observados em toda a região da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).


A receita da Lenovo na região da Europa/Oriente Médio/África (EMEA) durante o terceiro trimestre fiscal registrou um crescimento continuado e maior rentabilidade com um aumento na receita de US$ 1,6 bilhão, uma alta de 40% e alcançando US$ 4 bilhões, enquanto a margem melhorou 1,2 ponto em relação ao ano anterior para 3%. Conduzido por um forte desempenho do consumidor, esse sucesso levou a uma contribuição com o recorde mundial da receita da Lenovo de 29%. Durante o trimestre, a Lenovo obteve um recorde de participação de mercado de computadores de 19,6% na região EMEA, aumento de até quase 4,4 pontos. A Lenovo alcançou a posição de número 1 em computadores em 13 países da EMEA, reforçando sua posição de número 2 no mercado de computadores dessa região.


A receita da região das Américas foi de US$ 4,3 bilhões para o terceiro trimestre fiscal, um aumento de 88% em relação ao ano anterior, representando 30% da receita mundial da empresa, devido principalmente à inclusão da Motorola e do System x no resultado da região. A região das Américas presenciou uma participação de mercado de computadores de 11,1%. A Lenovo manteve a posição de número 4 nos EUA, evitando a feroz concorrência de preços em dispositivos simples e de pouco lucro para proteger a rentabilidade. A região da América do Norte registrou um forte crescimento de receita e vendas, e aumento sólido nos lucros, enquanto a empresa toma medidas decisivas para reverter os desafios no Brasil, que impactaram o desempenho geral da região.


* Esses valores são fornecidos para uma maior transparência e para ajudar ainda mais na análise da empresa.
** Consulte os dados do IDC do quarto trimestre de 2014
*** Anteriormente, a empresa fornecia uma análise financeira por produto. Com as aquisições da Motorola e do System x, a gestão acredita que os relatórios dos grupos empresariais refletem de maneira eficiente o desempenho da empresa.


SOBRE A LENOVO


A Lenovo (HKSE: 992)(ADR: LNVGY) é uma empresa listada no ranking Fortune 500, avaliada em $ 39 bilhões e líder no fornecimento de tecnologia inovadora para uso comercial, empresarial e por consumidores. Nosso portfólio de produtos e serviços seguros e de alta qualidade incluem computadores (incluindo o lendário Think e as marcas YOGA multimodais), estações de trabalho, servidores, armazenamento, smart TVs e uma família de produtos móveis como smartphones (incluindo a marca Motorola), tablets e aplicativos. Junte-se a nós no LinkedIn, siga-nos no Facebook ou Twitter (@Lenovo) ou visite nosso site em www.lenovo.com.


O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

RESUMO FINANCEIRO
DO LENOVO GROUP
para o trimestre fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2014

(em milhões de US$, exceto para dados de participação acionária)


3.º trimestre
2014/2015

3.º trimestre
2013/2014

Mudança em relação ao ano anterior
Receita14.09210.78931%
Lucro bruto2.0971.36354%
Margem de lucro bruto14,9%12,6%2,3 pontos
Despesas operacionais(1.772)(1.029)72%
Relação Despesas/receita12,6%9,5%3,1 pontos
Lucro operacional325334-3%
Outras despesas não operacionais(51)(13)287%
Receita bruta274321-15%
Tributação(17)(56)-69%
Lucro no período257265-3%
Participação minoritária(4)-1.557%
Lucro atribuível aos acionistas (receita líquida)253265-5%
Lucro por ação (centavos de US$)
Básica2,322,56(0,24)
Diluída2,302,52(0,22)


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Hong Kong:
Angela Lee, +852 2516 4810
angelalee@lenovo.com
ou
Estados Unidos:
Brion Tingler, +1 917 528 1992
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