Releases 21/03/2016 - 13:56

Curadoria de conteúdo: essencial para fortalecer sua marca no cenário digital


Sorocaba, SP--(DINO - 21 mar, 2016) - Manter sua marca viva na web implica no estudo e posterior adoção de várias estratégias comunicacionais, passando pelo marketing, publicidade, design, jornalismo e relações públicas. A curadoria de conteúdo é uma dessas estratégias, desempenhada geralmente pelo redator de conteúdo.

Mas afinal de contas, o que é a curadoria de conteúdo?

Curadoria de conteúdo é a pesquisa e/ou o compartilhamento de informação sobre um nicho determinado que atenda às necessidades de um público específico. Por exemplo, se a sua marca é do nicho dos cosméticos femininos, notícias sobre saúde e beleza da mulher podem ser interessantes como curadoria.

Porém, antes de mais nada, é válido frisar que a curadoria não é a simples repetição de informação. É a transformação de uma notícia interessante em um artigo importante e de alto potencial de retenção de público. Voltando ao exemplo ali de cima: o redator garimpou um texto falando dos benefícios do mel para a pele das mulheres e por sua vez, a sua marca possuí um hidratante à base de mel. E aí você se pergunta, como aproveitar esse material como curadoria?

A resposta é unir a informação à exposição do seu produto. E existem muitas maneiras de fazer isso (dependendo do planejamento de curadoria e da criatividade da sua equipe). Pode ser um texto baseado (emitir a sua opinião deixa o conteúdo ainda mais rico) no material ou replicado (com os devidos créditos pontuados) somado à apresentação do hidratante ou uma arte com alguma informação descritiva advinda da curadoria.

Com ações desse tipo, a sua marca estará informando e ao mesmo tempo, se fazendo presente na mente do consumidor. Mas antes de sair por aí, curando todos os tipos de conteúdo, vale se ligar na listinha abaixo com algumas dicas importantes para desempenhar com eficiência essa ação:

1)Obedeça os 3 S"s da curadoria: Seek, Sense e Share.
Seek = pesquise conteúdos com potencial atrativo (o Google Alerts pode dar uma força extra nessa tarefa);
Sense = adapte os conteúdos às necessidades da sua marca/produto;
Share = partilhe novos e necessários conhecimentos.

2)Use o Share da melhor maneira
Veicule os textos em blogs próprios ou de parceiros (vale aí estudar possíveis influenciadores que podem turbinar a divulgação do material ou somente do produto, reforçando o trabalho da curadoria). Newsletters e e-mails marketing também são boas estratégias de compartilhamento.

3)Adapte o material textual
Vídeos e imagens podem surtir melhor efeito nas redes sociais. Saiba captar o interesse do seu público em cada rede social e aí, abuse da criatividade (com bom senso) para veicular essas informações e atrair o público para uma segunda tela (o seu blog, seu e-commerce, sua homepage?)

Atrair a atenção do seu público-alvo no ambiente digital não é tarefa de outro mundo, mas sim uma ação que deve ser bem planejada, executada e constantemente monitorada. Informação relevante é mais um gol a ser emplacado pelas marcas que desejam ser lembradas pelos produtos e claro, pelas experiências que oferecem.

Agora sim, mãos à obra!
Sucesso nas curadorias futuras.

Se destaque na WEB!

Se você deseja colocar a sua marca em destaque na WEB, conte com quem realmente tem paixão e entende do assunto: contate o time digital do Grupo Join Marketing, a Join Interativa. Acesse http://www.joininterativa.com.br, conheça nosso portfólio, marque uma conversa e conecte-se com o sucesso!

Website: http://www.joininterativa.com.br