PUNTA DEL ESTE, Uruguai, 12 de março de 2014 /PRNewswire/ -- A AbbVie anuncia hoje seu apoio a duas iniciativas educacionais, com a meta de impactar os padrões de tratamento e de pesquisa de doenças reumáticas, durante o XVIII Congresso da Liga Panamericana das Associações de Reumatologia (PANLAR). A companhia disponibiliza bolsas de estudo para o Mestrado em Espondiloartrites (EspA), o qual irá oferecer cursos e treinamento para mais de 20 reumatologistas credenciados de países de toda América Latina. Além disso, a AbbVie patrocina quatro cursos sobre ultrassom, por intermédio da PANLAR, para contribuir para a maior compreensão desta tecnologia emergente para uso no diagnóstico e monitoramento das doenças reumáticas.
"Nós reconhecemos que oferecer educação continuada e treinamento é fundamental para ampliar o conhecimento e a base de informações dos reumatologistas na América Latina, o que pode melhorar o cuidado com os pacientes", afirmou o médico John Reveille, Presidente da PANLAR. "Estamos encorajados pelo compromisso da AbbVie em apoiar este grupo de especialistas e impactar os padrões de tratamento das espondiloartrites e todas as doenças reumáticas por meio de programas educacionais".
Programa de Mestrado em Espondiloartrites da Universidade Europeia de Madri. As espondiloartrites continuam a se constituir como uma área de importância para a pesquisa clínica na América Latina. Pesquisa existente sugere que muitos dos indivíduos que vivem com espondiloartrites, como artrite psoriásica ou espondiloartrite axial, pode ficar sem diagnóstico correto por anos.[i],[ii]
O programa de Mestrado tem como meta atender a necessidade de treinamento especializado em espondiloartrite para reumatologistas e foi inicialmente lançado há três anos em Madri, na Espanha. AbbVie disponibiliza bolsas de estudo para médicos reumatologistas na América Latina para o curso de 18 meses para impactar o conhecimento de especialistas da América Latina em espondiloartrites. Atualmente, na América Latina, há falta de especialistas nesta sub-área da reumatologia.
A Universidad Europea de Madrid seleciona reumatologistas credenciados, que tenham demonstrado paixão pelas espondiloartrites e interesse em ampliar a pesquisa neste campo. Vários especialistas da América Latina em espondiloartrites irão atuar como consultores do programa durante o curso, pelo pelo projeto final dos estudantes e pela pesquisa pós-programa.
Espondiloartrite é o nome de um grupo de doenças reumáticas que causam artrite e têm características clinicas, radiográficas e genéticas comuns.[iii] A espondiloartrite pode ser classificada de acordo com a parte do corpo que é afetada ? axial (coluna) ou periférica (braços e pernas) [iv].
Para mais informação sobre o programa de Mestrado em Espondiloartrite, incluindo o processo de inscrição para 2015, acesse
http://madrid.universidadeuropea.es/estudios-universitarios/master-universitario-en-espondiloartritis-y-enfermedades-relacionadas.
Cursos de Ultrassom Músculo-esquelético A artrite reumatoide, um dos vários tipos de doença reumática, causa dor, inchaço e rigidez nas juntas,[v] e, algumas vezes, pode levar a um dano estrutural permanente. Apesar da radiografia convencional ser considerada o padrão de exame de imagem para AR, importantes avanços foram feitos neste campo nas últimas décadas para a presença da inflamação. [vi]
Num esforço de aumentar a compreensão desta tecnologia emergente, a AbbVie patrocina quatro cursos de ultrassom, oferecido nos níveis básico, intermediário e avançado, e também um curso com foco em pacientes pediátricos. Os cursos na fase pré-congresso PANLAR, em 15 e 16 de março, no Centro de Convençòes do Hotel Conrad, e serão coordenados pelo médico Santiago Ruta, do Hospital Italiano de Buenos Aires, Argentina, e pelo médico Lucio Ventura, do Hospital Central Sur de Alta Especialidad PEMEX, do México.
"O papel do ultrassom e da ressonância magnética no diagnóstico continua a evoluir como demonstrado nas recomendações recentemente desenvolvidas pela força-tarefa da EULAR (Liga Europeia para Reumatologia),[vi]" disse Luis Nudelman, Chefe Médico Regional da AbbVie para América Latina. "Com estes cursos, os reumatologistas ganham importante prática clínica em ultrassonografia além do conhecimento que já têm em radiografia convencional, a qual tem sido considerada padrão para exames de imagem". [vi]
Escola de Pesquisa Clínica AbbVie Além destas iniciativas, a Escola de Pesquisa Clínica da AbbVie é um programa médico-educativo abrangente, que oferece tutoriais personalizados, incluindo classes e sessões virtuais, para profissionais de saúde de todo o mundo, com o apoio de instituições renomadas, como a Universidad del Rosario, de Bogotá, Colômbia.
Recentemente, como parte desta iniciativa, cerca de 60 profissionais de saúde, afiliados a Centros de Excelência de toda América Latina, se reuniram em São Paulo e Bogotá, para aprender novas técnicas em redação médica.
Sobre o apoio da AbbVie para Conscientização e Programas Educacionais A AbbVie tem o compromisso de impactar os padrões de tratamento em reumatologia. Como parte do compromisso da companhia com os pacientes, a AbbVie apoia vários programas educativos sobre diferentes doenças para educar múltiplos grupos da população, incluindo a campanha AR: Juntos Por Esta Causa, além de outros programas internacionais como Targeted Ultrasound Initiative, Musculoskeletal Ultrasound Training, Universidad Europea de Madrid Spondyloarthritis Master's Degree, MRI Workshops and Perspectives: Art, Inflammation and Me (sobre doenças imuno inflamatórias). Com profundo conhecimento destas doenças, a AbbVie planeja atender as necessidades de saúde de pessoas e sociedades ao redor do mundo.
Sobre a AbbVie A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, fundamentada em pesquisa, criada em 2013, a partir da separação do Abbott Laboratories. A missão da companhia é usar sua experiência, equipe dedicada e estratégia diferenciada em inovação para desenvolver e comercializar tratamentos que atendam as necessidades de algumas das doenças mais complexas e sérias do mundo. A AbbVie emprega aproximadamente 25.000 pessoas em todo o mundo e comercializa seus medicamentos em mais de 170 países. Para mais informação sobre a companhia, sua equipe, portfolio e compromissos, acesse
http://www.abbvie.com. Siga @abbvie no Twitter ou conheça as oportunidades de carreira em nossas páginas no Facebook ou LinkedIn.
[i] Rudwaleit, M., et al. (2005) "The challenge of diagnosis and classification in early ankylosing spondylitis: Do we need new criteria?" Arthritis & Rheumatism. 52(4): 1000?1008. [ii] Spira, A. (2010) "MRI Findings in Psoriatic Arthritis of the Hands." American Journal of Roentgenology. 2010;195: 1187-1193. [iii] Buschiazzo, E, et al, (2011) "Epidemiology of Spondyloarthritis in Argentina." American Journal of Medical Sciences. 341(4): 289-292. [iv] Poddubnyy, D. (2013) Axial spondyloarthritis: is there a treatment of choice? Ther Adv Musculoskelet Dis. 2013 February; 5(1): 45?54. [v] Brennan, F. McInnes, I. (2008) "Evidence That Cytokines Play a Role in Rheumatoid Arthritis." Journal of Clinical Investigation. 118(11):3537?3545. [vi] Colebatch, A. N. et al. (2013) "EULAR Recommendations for the Use of Imaging of the Joints in the Clinical Management of Rheumatoid Arthritis." Annals of Rheumatic Diseases. 72:804?814.
FONTE AbbVie