Releases 17/06/2016 - 14:20

Empreendedorismo verde - quando o marketing transforma o mundo


Porto Alegre--(DINO - 17 jun, 2016) - O comportamento de uma sociedade ou aquilo que chamamos de 'cultura' apregoada à uma comunidade, desde os primórdios da civilização, sempre foram induzidas por estratégias muito bem definidas de marketing; por exemplo: a competitividade como instinto de sobrevivência.

'O homem das cavernas passou a delimitar a terra apropriando-se do meio ambiente e se colocando na posição de "dono" dos animais e de espaços, antes, públicos, para demonstrar poderio e posse. Esta foi a primeira ação de mercado. Desde então, ele troca, se posiciona e faz mercado (marketing). Marketing, aliás, foi a primeira estratégia usada pela igreja cristã para contar suas histórias ao povo e fazer com que eles seguissem as diretrizes e regimentos daquela época; utilizadas até hoje por muitas doutrinas como regimento social.

E se todo o comportamento da humanidade foi pautado em estratégias de comunicação e marketing, o casal de marqueteiros?,? Luciane Pires e Vinicius Krás, ambos, formados em Propaganda e Marketing, decidiram montar uma agência diferente quando perceberam que a ?maneira como a sociedade interage diante da natureza e dos animais, com duas polaridades extremas? num círculo vicioso segmentados em dois nichos, onde uma parcela da população? degrada e explora enquanto a outra regenera e resgata?.

CCRIA Comunicação, a primeira agência sustentável do Brasil nasceu em 2013 e ganhou este posicionamento justamente por andar na contramão da publicidade tradicional, não promovendo marcas que explorem os animais, o meio ambiente ? e visando exclusivamente à promoção de empresas que possuam um novo conceito comportamental? que condicionem seus investimentos em campanhas e políticas em caráter de transformar a sociedade.

Todo o plano de negócio da agência funciona num bureau. Mas não se engane se você pensa que se trata de uma micro agência com pouca infraestrutura para grandes publicidades. Com o posicionamento totalmente inovador, arrojado e marcante, eles já foram parar duas vezes na TV e despertaram a atenção de marcas verdes de todo o Brasil, que vem optando pela agência? para agregar valor em sua política de posicionamento? e missão? ou ainda para fazer essa curva de convergência na gestão de imagem tradicional para uma marca consciente.

As campanhas dos criativos já foram destaque em matérias de grandes portais do? país e, com isso, diversos profissionais conectados com esta forma de pensar se candidataram para fazer parte do portfólio da CCRIA Comunicação, que já engloba terceirizações com produtoras de vídeo, fotógrafos, youtubers e até ?celebridades.

Veganos, eles não dispensam um bom vídeo de conscientização e proteção a todos os seres sencientes. Entre seus parceiros, podemos destacar: @belezacompletamulher, @Sublime_Rituais, SemeandoSabores, ProjetoCastração, SejPrev e outras marcas pioneiras no Brasil no segmento orgânico, natural, cruelty free e sustentável?, já tendo assessorado pessoas da TV como vegetariana fitness, Aline Dahlen.

Para aqueles que pensam em fazer marketing, mas acreditam que não têm dinheiro para investir, a CCRIA Comunicação garante que, com ?poucos? ?recursos, o que eles chamam de Low Coat Marketing, dá pra fazer ações muito bacanas? e baratas - pois este público é incentivador e promove tudo que é bom nas redes sociais.?

?Mas se sua empresa está em colapso para investir ou não sabe nem por onde começar, eles avisam: "Dá para reverter qualquer processo mercadológico em 6 meses. Basta um bom plano de Inteligência a ser cumprido. Muitas das marcas que trabalhamos começaram a reverter seu quadro negativo atingindo seus objetivos de crescimento, redução na perda de clientes e otimização da imagem em apenas 3 ou 4 meses", menciona a CEO Luciane Pires.

Certa empresa, por motivos óbvios, não mencionada neste artigo foi salva da falência duas vezes. "O mais importante é que seus gestores tenham paciência de compreender o período da incubação de reposicionamento, pois os primeiros meses podem ser um tanto complicado para o gestor entender o que está acontecendo, já que para ele, geralmente só importa o rápido aumento de faturamento - e este aclive só aparece a partir do 4º ou 5º mês da estratégia de brand. Cabe compreender ainda que, se a empresa demorou meses de erros até entrar em colapso, é preciso um período mínimo de 3 meses para começar a se reidratar" - diz Vinicius.

Segue algumas dicas dos especialistas de marketing digital e branding da agência CCRIA - a primeira agência sustentável do Brasil.

"Na hora de escolher Marketing Digital e Brand Marketing? é preciso entender que, cada um ?possui atribuições e resultados diferentes. O primeiro é voltado para a conversão, taxa de acesso, tempo de visita no site, social login, landing pages, tags. Tudo isto é super válido quando a pessoa está online. Mas uma não é assertivo fazer marketing digital para convidar pessoas a te visitar antes arrumar a "casa". Hoje, as pessoas passam quase 70% do seu tempo online. Mas existe o momento offline. E aí entra o Brand Marketing, sem ele, sua marca não tem identidade e sua marca estará bagunçada. Ao passo que o Marketing Digital vai melhorar seu rankeamento, otimizar os resultados e facilitar para que o cliente tenha acesso à links de compra, o Brand Marketing é o personal style da marca, ele vai cuidar do posicionamento, valores, missão, da fidelização, da satisfação, da entrega, das campanhas, de artigos, de contato público (RP) e de ações promocionais. Por mais que o Marketing Digital facilite todas as ações para que uma compra propaganda convertida em comp?ra, se não houver um bom Brand Marketing, o cliente nunca mais volta. O Brand Marketing traz um resultado focado na SATISFAÇÃO enquanto o Marketing Digital traz um resultado focado na CONVERSÃO.
A CCRIA Comunicação desenvolve o Marketing de Resultados que é ainda mais eficaz, pois mistura Marketing Digital com estratégias de Brand Marketing experimentando os diversos processos promocionais com o gerenciamento de imagem a serem usados em Crossmedia, para que possam trazer, a médio e longo prazo, um crescimento uniforme e sempre operante para marcas. Nunca retrocedendo ou beirando a falência. Ou seja, a marca sempre crescerá porque o cliente sempre será ouvido e o produto sempre será remodelado, bem como as ações de propaganda. Mas estes resultados só podem ser mensurados semestralmente em planilhas, obedecendo variáveis sazonais, demográficas, mix de mkt, períodos mercadológicos como crises mundiais e nacionais, variáveis psicológicas, etc.
Normalmente, quando uma empresa procura uma agência de marketing é porque já está desesperada e beirando a falência; e es?se é um processo errado pois significa que a marca vem cometendo muitos erros há um bom tempo e que precisarão de um longo retrabalho para reposicioná-la na mente das pessoas.
Já o Marketing de Luxo trabalha com marcas não populares, cobrando altos preços por produtos "nichados" para que seja cobrado um valor acima do tradicional (que é um valor percebido). para isso, é preciso agregar valor ao produto com ações que vão desde associação de artistas até o empoderamento da marca num um período de apresentação e conquista, também desenvolvido no Brand Marketing."

Bom, já deu pra perceber que os caras são "feras" em Marketing e, quem sai ganhando não são só as corporações verdes, mas também os animais e todo o meio ambiente que sentirão o impacto de todas essas empresas conscientes investindo seus recursos para que os criativos usem todo este know-how em campanhas para auxiliar na mudança de comportamento em relação à exploração animal.


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