São Paulo (SP)--(
DINO - 09 ago, 2017) - Quer garantir ao seu negócio os benefícios de uma gestão financeira eficiente? Veja como fazer fluxo de caixa de forma eficiente:
Fique de olho nas movimentações de dinheiro
Para ter controle de caixa, entradas e saídas, uma boa dica é ter o hábito de registrar diariamente as movimentações financeiras do seu negócio. Essa é uma forma de descobrir onde você gastou mais durante o mês, quanto foi recebido, quais foram as despesas, e assim planejar os próximos passos, conforme seu orçamento. Acrescente também os gastos e investimentos aos registros.
Leia também:
O que é fluxo de caixa e como fazer Já pensou em oferecer desconto para o cliente que fizer o pagamento antecipado ou à vista? Isso ajuda tanto o seu fluxo de caixa como os novos passos para o seu negócio.
Não confunda venda com dinheiro recebido
Um erro muito comum durante o acompanhamento do fluxo de caixa é registrar os produtos ou serviços vendidos como venda, contando com o valor deles no registro do caixa. Para acertar, só registre as vendas feitas à vista ou pagas com dinheiro em espécie. E lembre-se da regra: só registre o que entra e o que sai de dinheiro, efetivamente.
Leia também:
4 motivos para ter atenção ao fluxo de caixa! Faça um bom controle de estoque
Verifique quanto de dinheiro você tem em depósito, levando em conta também quantos produtos precisa comprar e quando. Às vezes, reduzir o estoque pode ajudar a
diminuir despesas e a aumentar os lucros.
Planeje, sem medo
Cuidar do movimento de caixa do seu negócio também é uma boa oportunidade para fazer planejamento no curto e longo prazos. Para começar, compare se os rumos do seu caixa estão batendo com o que foi planejado. Dessa forma, você consegue evitar imprevistos no próximo período.
Leia também:
Descubra o papel do fluxo de caixa no planejamento financeiro .
Compare os resultados do fluxo de caixa
Ao analisar o que foi gasto e o que foi recebido durante o mês, cruze essas informações com registros de meses anteriores. Com o
controle do fluxo de caixa , você tem em mãos uma poderosa ferramenta comparativa. Outra boa dica é comparar os números do fluxo de caixa com outros controles financeiros, para que possam ser melhorados.
Conte com a ajuda de um programa de fluxo de caixa online.
Ao invés de perder tempo organizando e calculando os seus registros em longas planilhas, você pode contar com a ajuda de programas de fluxo de caixa online como o
QuickBooks ZeroPaper . Com eles, suas despesas e receitas ficam sob controle, a contabilidade fica em dia e você ainda aumenta as chances de sucesso do seu negócio.
Website:
http://www.quickbooks.com.br/r/fluxo-caixa/dicas-para-melhorar-o-fluxo-de-caixa/