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DINO - 29 set, 2015) - Elaborar um
release bem escrito e atrativo é o que todo assessor de imprensa deseja. Mas, com a correria da rotina diária nem sempre isso é possível. Para ter certeza que o texto está realmente pronto é preciso fazer um checklist para conferir as informações que não podem faltar no release.
Título
O título do release é a informação mais importante. Por isso ele precisa estar incluído no checklist antes do envio à redação. Afinal, é ele que vai atrair (ou não) a atenção do jornalista que receber o e-mail. Se o título for informativo e atraente ao mesmo tempo, as chances do destinatário o abrir é bem maior. Antes de fazer o disparo do release confira se o título é:
- curto
- atrativo
- objetivo e direto
- informativo
- jornalístico (é realmente uma notícia?)
Evite adjetivo no título do release
Outro cuidado fundamental na hora de criar o título do release é evitar adjetivações. Isso porque o adjetivo qualifica algo e consequentemente o texto deixa de ser imparcial como a notícia.
Além disso, se o release for confundido com uma propaganda, o repórter pode achar que é spam. Sem contar que, mesmo que ele o abrisse, não teria interesse algum. Isso porque os repórteres estão atrás de fatos novos, histórias reais ou até mesmo algo inusitado.
Subtítulo
Outro item que não pode faltar no checklist do release é conferir a qualidade do subtítulo. Ele pode ser maior do que o título, mas também precisa ser claro e conciso. Duas linhas, em negrito, são suficientes para o subtítulo. Verifique se ele complementa o título, mas apresenta alguma informação nova. Confira o se o subtítulo está:
- curto
- claro
- objetivo
- direto
- complementa o título com nova informação
- em negrito
Reler o release
A notícia deveria ser a razão de existir do release. Mas, na prática nem sempre é o que ocorre. Por isso é fundamental ler e reler o texto por diversas vezes. Minutos antes de mandar releia-o pela última vez.
A releitura do release não é insegurança, mas sim precaução. Afinal, a notícia precisa estar no texto. Caso contrário será perda de tempo ter redigido o material. Sem contar que os jornalistas param de abrir e-mail de assessores de imprensa que fazem publicidade disfarçada de release.
Cada vez que for feita a releitura do release analise se o lead jornalístico está presente logo no primeiro parágrafo:
- Qual é a notícia?
- Porque o tema do release é relevante para a imprensa
- Onde a notícia/fato ocorre (local, data, horário, etc.)
- Como a notícia pode ser de interesse do leitor do jornal ou site
- Quem envia a informação
Outro cuidado importante na releitura do release é incluir uma fala de alguém da empresa. Isso enriquece o release com credibilidade e autoridade. Além de colaborar com o jornalista ao indicar uma fonte.
Sobre a empresa
Observe atentamente se a parte sobre a empresa/produto/evento está explicando claramente e de forma eficaz. Releia do ponto de vista de quem nunca ouviu falar do tema para não errar.
Serviço
No fim de cada release precisa ter uma espécie de resumo com as informações principais. Isso é para o jornalista olhar rapidamente e já saber do que se trata de fato e se poderá fazer a cobertura.
- O quê
- Quando
- Local, data e hora
- Observações
- Informações de Contato
O release é sempre finalizado com as informações de contato da assessoria. Verifique se todos os dados estão realmente atualizados:
- Nome da empresa/produto/evento
- Contato da assessoria de imprensa ou responsável pela comunicação
- Endereço
- Números de telefones
- Endereços de e-mails
- Endereços de sites
Como divulgar
Depois de redigir corretamente o release, chega a hora de enviá-lo. Para isso, é recomendado utilizar uma
ferramenta de distribuição de releases, como o Dino. Com 20 mil jornalistas e 8.500 veículos no mailing, essa plataforma é a maior rede do ramo no Brasil. Além disso, o Dino também é prático e efetivo na geração, mensuração e demonstração de resultados. A publicação do release é garantida, em pelo menos 100 sites da rede, e a criação da conta no Dino é gratuita.