São Paulo--(
DINO - 17 mai, 2017) - O nutricionista Pierre Dukan foi removido do College of Physicians que o acusou de promover essa dieta e isso levantou suspeitas.
O método que perde peso quase imediatamente pode ter riscos para a saúde.
O motivo pode estar relacionado a alta ingestão de proteínas. Perder dez quilos em poucas semanas pela ingestão de carne única grelhada, peixe ou queijo cottage 0%.
A dieta Dukan tem milhares de seguidores em todo o mundo e já foi recomendada pelas autoridades de saúde.
Um estudo realizado pela Agência Nacional de Segurança Alimentar, Ambiente e Trabalho (Anses), publicado em novembro de 2010, mostrou que 80% das pessoas que fizeram a dieta ganhou novamente os quilos perdidos.
Mais grave do que a recuperação do peso, as autoridades de saúde alertam os pacientes sobre os riscos para a sua saúde.
Dieta Dukan envelhece os rins!
A dieta Dukan é fortemente baseada em proteína.
Em todas as fases do plano, o limite para o consumo de proteína é largamente ultrapassada atingindo aproximadamente 2,2 g de proteína kg por dia.
Nas primeiras duas fases a quantidade de proteína pode chegar até 3,5 g.
No entanto, a ingestão de proteína recomendada é de apenas 0,83 g, cerca de 50 g por dia para uma pessoa que pesa 60 kg.
E isso não é sem consequências para os rins.
Ao consumir uma quantidade significativa de proteína, o corpo segrega mais ureia, essencialmente eliminada através da urina.
Em casos extremos isso pode levar à insuficiência renal.
Em suma, os rins trabalham mais e envelhecem mais rápido com toda essa carga proteica.
Além disso, o que limita a sua dieta com proteínas pode resultar em uma perda significativa de massa muscular.
Não são os suficientes hidratos de carbono e fibras.
É comum em dietas restritivas. A ingestão de carboidratos (açúcares, amidos...) não é suficiente. Normalmente, os carboidratos devem fornecer 50% a 55% do nosso consumo diário de energia.
Como parte da dieta Dukan, a ingestão é menos de 20%%, daí o aparecimento da fadiga, falta de oscilações de energia ou do humor.
Quanto à ingestão de fibras (frutas, legumes, cereais...), eles estão bem abaixo do limite recomendado (25 gramas de fibra por dia).
Nas duas primeiras fases, a ingestão é entre 2 a 3 g e na terceira, cerca de 10 gramas.
Essas deficiências podem causar problemas digestivos e prisão de ventre.
A dieta Dukan pode levar ao transtorno alimentar
Além das consequências nutricionais da dieta Dukan sobre a saúde física, a prática deste método de perda de peso também pode causar transtornos alimentares e distúrbios psicológicos.
Isso é o que o Dr. Jean-Philippe e Gerard Zermati Apfeldorfer, nutricionistas e especialistas em distúrbios alimentares, denunciou em seu livro Mentiras, dieta Dukan e absurdo.
"É provavelmente o plano que irá causar o maior efeito yo-yo e gerar transtornos alimentares. Alguns participantes já não sabem como reconhecer ou medir a sua sentir fome. E psicologicamente são pessoas muito doentes", disse o Dr. Jean-Philippe Zermati.
Em geral, as dietas restritivas não são recomendadas pelas autoridades de saúde francesa.
Hoje os conselhos de saúde mundial apoiam a reeducação alimentar para emagrecer e manter o peso.
A melhor fórmula para perder peso é comer saudável e se envolver em atividade física regular.
Contraindicado para pessoas que sofrem de colesterol elevado, problemas cardiovasculares, problema renal, pedra na vesícula e grávidas.
Este conteúdo não substitui uma consulta medica.
Se você quer conhecer a dieta Dukan nova, dieta Dukan passo a passo, fases, cardápios, receitas, antes e depois e ver o depoimento de pessoas que fizeram a dieta é simples basta digitar no seu navegador dieta.blog.br e ver tudo sobre a dieta de Dukan.
Website:
http://dieta.blog.br/dieta-dukan-a-dieta-das-celebridades-perca-9kg-em-15-dias