Releases 02/02/2017 - 13:56

Estudar a música pela música ? Por que a arte precisa sempre de um valor prático


(DINO - 02 fev, 2017) - "Sempre se busca um porquê para estudar uma forma de arte". Quem pronunciou a frase que instigou essa matéria foi a professora Teca Alencar Britto, da Escola de Música da USP. Como todos nós, a docente está habituada a ler diversas matérias jornalísticas e estudos científicos que visam a conferir um valor pragmático à música e a outras formas de arte. Mas porque temos a necessidade de sempre atribuir uma utilidade para nosso lazer?

O mesmo ocorre com a pratica de esportes, com a religião, ou com nossas relações familiares. Tudo tem sempre que caminhar para uma utilidade e trazer benefícios para nossa produtividade, ou para nossa saúde. Manchetes com o poder da música para aumentar a concentração, ou os benefícios da prática musical para idosos enchem os jornais.

O valor da música está nela mesma.

A importância para o aluno de música deve estar na busca da musicalidade em si mesma. "Primeiro de tudo deve-se ter a música pela música: o conhecimento de mundo, o ritmo, a sensibilidade. Depois, os benefícios que ela traz, como maior atenção, coordenação motora e disciplina".

Nada contra matérias jornalísticas e estudos científicos sobre os benefícios da música. Porém, eles acabam por desfocar aquilo que é primordial no estudo musical, "a paixão pela sonoridade".

Quem afirma é o multi-instrumentista Flávio Emanuel, que é especialista em ensino musical e professor da Melody Maker Escola de Música. Com 37 anos de atuação na área, Flávio domina instrumentos como bateria, teclado e guitarra. O músico afirma que o que determina se o aluno seguirá ou não na prática musical é o amor pelo instrumento e pela música. "Música é antes de tudo diversão e alimento para alma. Não precisamos de nenhum retorno para montar nossa playlist no celular, cantar no chuveiro, ou arriscar umas batidas na mesa de bar. E é essa paixão que faz com as pessoas de fato se dediquem a estudar música e consequentemente obter qualquer benefício".

Como disse o grande Millôr Fernandes sobre o Xadrez, "Jogo chinês que aumenta a capacidade de jogar xadrez". E é para isso mesmo que o jogo deve servir.

Website: http://melodymaker.com.br/