Recife-PE--(
DINO - 22 dez, 2015) - O Banco do Povo Crédito Solidário, organização da sociedade civil sem fins lucrativos com sede em Santo André (SP) e especializada na concessão de microcrédito, começou a usar o MobiServices para aperfeiçoar as atividades realizadas pela equipe de agentes de crédito da instituição. O aplicativo vem sendo empregado na prospecção de clientes em substituição aos habituais formulários de papel por planilhas, formulários e fluxos de trabalho digitais de forma totalmente integrada ao sistema da instituição financeira. Trinta usuários de sete regionais e da sede usam a nova metodologia, que está reduzindo o tempo de retorno de aprovação e de autorização da concessão do crédito de 24 a 48 horas para apenas uma hora.
Além de implantar o MobiServices, a Procenge, empresa nacional especialista em sistemas para gestão e desenvolvedora da solução, vem dando suporte para integração do aplicativo com o sistema de gestão do Banco do Povo, simulando situações e homologando todas as operações. Por meio de smartphones, os agentes de crédito passaram a preencher todas as informações do cadastro, a realizar o levantamento socioeconômico dos clientes e avalistas e a fazer a verificação do limite de crédito para concessão de empréstimo. Todas as checagens e cálculos necessários são realizados em tempo real.
Os documentos dos clientes são digitalizados e as assinaturas colhidas digitalmente. Entre os resultados estão o ganho em produtividade, a redução do risco de erro de digitação e o de pendência de informações a quase zero. O sistema funciona com alertas para preenchimento errado e ausência de informações em campos de dados, além de eliminar a fase de digitalização e de envio de documentação pelos Correios.
"Já na primeira fase de implantação notamos ganhos de produtividade com a eliminação de vários processos, como a digitação dos dados do cliente que, com o sistema, vão direto para o banco de dados em tempo real. O colaborador que antes era responsável por essa atividade agora se dedica a elaborar relatórios, apoiar a cobrança e o agente de crédito", comentou Fábio Maschio, diretor Administrativo e Financeiro do Banco do Povo Crédito Solidário.
A eliminação dos formulários também proporcionou uma melhor qualidade de vida para os agentes de crédito, que deixaram de carregar os formulários e reduziram o custo da operação, que também passou a ser ecologicamente correta. O contato com a matriz é realizado em tempo real por meio de uma central de mensagens embarcada. Mas o maior ganho, segundo Mauro Molino, diretor Comercial da Procenge, é a redução do tempo de retorno ao cliente, que geralmente precisa de agilidade na aprovação e concessão do crédito. "O MobiServices colabora diretamente para ampliar a captação e, consequentemente, a satisfação dos clientes que conseguem retorno com agilidade", destaca Molino.
O Banco do Povo começou a usar o MobiServices nas regionais Vila Luzita, Diadema, Sônia Maria, Mauá, Guaianases e Jardim Ângela, além da sede, em Santo André (SP). A expectativa é que o número de usuários por regional seja ampliado em breve.
SOBRE O MOBISERVICES - As empresas que atuam na oferta de produtos e serviços podem melhorar o controle das atividades realizadas em campo, gerar mais negócios e aumentar a produtividade ao incorporar às operações com o uso do MobiServices. Disponível para smartphones e tablets, a plataforma é uma solução ideal para companhias que desenvolvem atividades que exigem mobilidade e integração entre funcionários da base e de campo.
Implantada totalmente em cloud computing, o MobiServices pode ser usado no acompanhamento de obras, na automação de força de venda, em fiscalizações e auditorias, controle de qualidade, vistorias, timesheet, serviços de leitura e impressão de contas, na gestão de ordens de serviço e pesquisas de campo, entre outras funções. O diferencial da solução da Procenge é o seu poder de adaptação a diversos cenários. A ferramenta é customizável, pode ser configurada pelo cliente de acordo com a sua necessidade e oferece a possibilidade de integração com outras soluções de BackOffice, como recursos humanos, contabilidade, estoques, entre outros.
Além de acessível por meio de smartphones e tablets (sistemas Android ou iOS), a plataforma MobiServices também pode ser acessada através do navegador de qualquer computador conectado à internet. A solução também funciona em equipamentos off-line. As informações armazenadas podem ser transmitidas posteriormente para o banco de dados na nuvem, que sincroniza automaticamente as informações. A utilização da MobiServices permite, ainda, o rastreamento e o gerenciamento de rotas, o registro de documentos e imagens, a troca de mensagens entre base e campo. As informações são atualizadas em tempo real, 24 horas por dia.
CASES - Entre as empresas que já estão se beneficiando com a plataforma MobiServices estão o Estaleiro Promar, a Feijão Turquesa, a CAB Ambiental e a Finsol. Nesta última, que também trabalha com a concessão de crédito, a solução evoluiu e passou a ser usada nas atividades de cobrança e de negociação com o cliente. Atualmente, conta com 380 usuários em todo o Nordeste. Desde que foi implantada em 2013, a solução da Procenge ampliou a velocidade de preenchimento e envio de cadastros, reduziu os erros de dados, aumentou a produtividade e promoveu um maior controle das equipes de campo em tempo real. Outras informações sobre a plataforma podem ser obtidas no site
www.procenge.com.br.
PROCENGE - A Procenge é uma empresa nacional de tecnologia da informação especializada em soluções de gestão integradas, abrangendo desenvolvimento, implantação, consultoria e treinamento. Seus principais softwares são o ERP Pirâmide, para gestão administrativa, financeira e operacional, que atende organizações de todos os portes e segmentos em todo o Brasil e conta com mais de 16 mil usuários; o MobiServices, uma plataforma de criação ágil de aplicativos para dispositivos móveis, utilizada para força de vendas, processo de concessão de microcrédito, entre outras aplicações; e o InnFluit, plataforma BPMS que integra e automatiza processos. A empresa também oferece soluções de BI e desenvolve sistemas de gestão para áreas verticais como Saneamento, Gás, Manufatura, Serviços e Governo. A companhia possui uma equipe de colaboradores qualificada e está sediada no Recife (Porto Digital), com escritório comercial em São Paulo e em Brasília, além de contar com uma ampla rede de canais de venda. Saiba mais sobre nossas soluções em
www.procenge.com.br.
Website:
http://www.procenge.com.br