Releases 13/10/2016 - 11:13

Yeda Garcia apresenta design autoral na mostra Casa Cor Brasília


Brasília--(DINO - 13 out, 2016) - Um ambiente para receber, um espaço para contemplar. Essa é a proposta da arquiteta Yeda Garcia para a 25ª edição da Casa Cor em Brasília, aberta ao público de 22 de setembro até 9 de novembro, na QI 9 do Lago Sul. Nome certo nas edições da maior e mais concorrida mostra da cidade, a arquiteta assina um Living Gourmet projetado para o usufruto de bons momentos entre amigos e familiares, que têm em comum a paixão por cozinhar e receber.

De acordo com a profissional, que já participou de mais de dez edições do evento, o espaço de 143m² foi desenvolvido a partir da premissa de um estar sofisticado que tem em evidência o design de mobiliário, iluminação e linhas inspiradas em uma especial releitura do Art Déco, estilo que surgiu na década de 30, na Europa, e marcou mobiliário, design industrial, arquitetura, decoração e moda mundiais.

Possibilitando a união de duas paixões de um usuário sofisticado e exigente, a arquiteta, com intensa atuação na cidade à frente de projetos residenciais e corporativos, apresenta peças autorais de iluminação compondo com mobiliário de design, com destaque para a famosa e conceituada peça Hill House, assinada pelo artista escocês Charles Mackintosh. A cadeira com encosto alto, marca registrada do designer, foi concebida pelo autor para decorar casa de mesmo nome localizada em uma colina nos arredores da maior cidade da Escócia, Glasgow.

Com tons de cinza em evidência e tendo como contraponto tonalidades em vinho e marrom, o espaço é marcado pelo uso de mobiliário com desenhos arredondados e pés afunilados, em uma proposta atemporal e elegante, "que pode ser explorada em qualquer cidade do mundo", segundo a arquiteta. Outro ponto que atrai a atenção do visitante da mostra é o uso de piso em mármore Bege Bahia Bruto, escolha em sintonia com o conceito de atemporalidade, que leva naturalidade e beleza ao ambiente social.

No mercado de arquitetura e design há mais de 28 anos, Yeda Garcia destaca que o seu projeto na mostra Casa Cor, "evento que serve como grande vitrine" para a sua assinatura, foi pensado para inspirar e contemplar uma necessidade real e comum nos projetos residenciais da atualidade. "As cozinhas são espaços sociais e estão cada vez mais integrados aos espaços nobres das casas. Esta é uma grande tendência", ressalta.

Formada em Arte Decorativa pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Yeda Garcia assina obras em diversas cidades brasileiras, como Brasília e São Paulo e também no exterior, como em Nova York. Fundadora da Associação Brasiliense de Designers de Interiores (ABRADI), a profissional esteve à frente da instituição por dez anos e tem trabalhos publicados nas mais importantes revistas e livros de decoração do país, além de participação em todas as edições da Mostra Artefacto de Brasília e em uma de São Paulo.