Releases 21/03/2016 - 18:31

US$ 100 milhões dedicados a consolidar ganhos de conservação na região Andes-Amazônia


PALO ALTO, Califórnia--(BUSINESS WIRE-DINO - 21 mar, 2016) -
A Gordon and Betty Moore Foundation, uma das maiores entidades financiadoras do mundo, anunciou um compromisso renovado à sua Iniciativa Andes-Amazônia com um novo compromisso de US$ 100 milhões até 2020.

Hoje, as áreas protegidas e terras indígenas na bacia amazônica cobrem quase 400 milhões de hectares, quase dois terços da floresta remanescente. Desde que a Moore Foundation começou a apoiar esforços de conservação na região em 2001, com a meta de ajudar a proteger a biodiversidade e a função climática da bacia amazônica, a área legalmente protegida foi quase duplicada. Apesar desse aumento ser significativo, a designação formal muitas vezes não garante que a conservação eficaz dessas terras seja atingida no longo prazo.

"Por mais de quinze anos, nossos donatários têm ajudado a conservar mais de 140 milhões de hectares na Amazônia", explicou Avecita Chicchón, Ph.D., diretora da Iniciativa Andes-Amazônia da fundação. "Estamos orgulhosos de seus impactos significativos na proteção da cobertura da floresta e da biodiversidade. No entanto, ameaças a essas terras têm se intensificado com crescentes e insustentáveis atividades de exploração madeireira, criação de gado e cultivo de soja, e com deficiências de planejamento no desenvolvimento de infraestrutura, hidrocarbono e mineração. Gostaríamos de nos certificar de que as comunidades locais, a gestão e as estruturas de financiamento para unidades de conservação tenham a resiliência e os recursos de longo prazo necessários para que os ganhos com conservação possam suportar pressões previsíveis e atuais."

Ao longo dos próximos cinco anos, a Iniciativa Andes-Amazônia da Gordon and Betty Moore Foundation manterá seu foco em três estratégias prioritárias para ajudar a reforçar e progredir uma gestão eficaz e avançada de áreas protegidas e terras indígenas que donatários têm ajudado a conservar no Brasil, Peru, Colômbia, Equador e Bolívia:

  • Unidades de conservação individuais. Criar e consolidar áreas protegidas e terras indígenas individuais já existentes.
  • Planejar o uso da terra. Conservar a cobertura da floresta incorporando áreas protegidas e terras indígenas em planos de uso da terra e desenvolvimento jurisdicional distrital, municipal ou estadual.
  • Sistemas de áreas protegidas. Garantir mecanismos de financiamento eficazes para sistemas de parques nacionais, assim como sistemas de gestão e monitoramento eficazes informados através de processos participativos.
"Parques nacionais representam meios eficazes e extraordinários de conservar os legados naturais dos países, muitas vezes com implicações globais. Por exemplo, eles podem ajudar nações a alcançarem suas contribuições determinadas nacionais [National Determined Contributions] e seus compromissos de conservação de floresta do acordo climático da COP21", explicou Manuel Pulgar-Vidal, presidente da COP20 e ministro peruano do Meio Ambiente. "Mas, para perdurarem, os sistemas de parques exigem precisamente o tipo de mecanismos de financiamento que a Moore e muitos outros parceiros estão ajudando a promover."

"Trabalhando nessas diferentes escalas, de unidades de conservação individuais a mosaicos de uso da terra e sistemas de parques nacionais, acreditamos que podemos ajudar a criar uma infraestrutura de conservação regional. Essa abordagem ajudará a garantir no longo prazo a resiliência e a durabilidade dos ganhos exemplares de conservação de florestas que os nossos donatários da Iniciativa Andes-Amazônia e outros tanto têm se esforçado para atingir", afirmou Guillermo Castilleja, Ph.D., diretor de programa para Conservação Ambiental da fundação.

Sobre a Gordon and Betty Moore Foundation

A Gordon and Betty Moore Foundation promove inovadoras descobertas científicas, a conservação ambiental, melhorias de atendimento a pacientes e a preservação do caráter especial da Bay Area. Siga @MooreFound ou visite www.moore.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:
Gordon and Betty Moore Foundation
Genny Biggs, 415-577-0094
genny.biggs@moore.org


Fonte: BUSINESS WIRE