NEWBURY, Inglaterra--(
BUSINESS WIRE-
DINO - 14 nov, 2016) -
Apesar da perda de visão ser temida duas vezes mais do que outras complicações comuns da diabetes (incluindo doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais), um quarto das pessoas com diabetes pesquisadas não estão discutindo complicações oculares com seu profissional de saúde, muitas delas apresentando problemas de visão quando estes já ocorreram.
1 Estas são algumas das ideias sobre a gestão atual da retinopatia diabética (DR, na sigla em inglês) e edema macular diabético (DME, na sigla em inglês) revelado pelo estudo DR Barometer, lançado hoje através de uma colaboração única de especialistas da Federação Internacional sobre o Envelhecimento (IFA, International Federation on Ageing), Federação Internacional de Diabetes (FID, International Diabetes Federation), Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB, Internatrional Agency for the Prevention of Blindness) e Bayer Pharma AG.
O verdadeiro impacto do DR e do DME foi claramente evidenciado durante o estudo DR Barometer, que mostra que 79% das pessoas com DR acham que sua perda de visão torna difíceis as atividades como conduzir, ir ao trabalho e concluir tarefas domésticas básicas e, em alguns casos impossíveis.
1 Além disso, 20% das pessoas com DR ou DME também citam que as mudanças em sua visão as torna menos capazes de gerir sua diabetes, uma questão expressa na percepção dos indivíduos sobre sua saúde geral, com mais de metade dos entrevistados com DR classificando sua saúde física como 'ruim a média'.
1
"A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira na população em idade ativa na maioria dos países desenvolvidos e a perda de visão causada por esta condição pode ter um profundo impacto na qualidade de vida de um indivíduo e sua capacidade de trabalhar", disse Peter Ackland, diretor executivo da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB). "DR e DME podem ser geridos com êxito com a triagem e tratamento adequado, no entanto, muitas pessoas com diabetes estão sendo colocadas em risco desnecessário de perda de visão devido a obstáculos no interior do sistema de encaminhamento e opções de atendimento ao paciente."
O estudo DR Barometer destacou as principais questões de capacidade que afetam o acesso aos exames oftalmológicos, que constituem um passo crítico na detecção e gestão da DR.
1 Esta questão é claramente ilustrada pelo fato de que tanto os oftalmologistas como os adultos com diabetes que participaram do estudo relataram "Longos tempos de espera para agendar uma consulta" como uma das principais barreiras para melhoria da saúde ocular.
1 Uma em cada três pessoas com diabetes pesquisadas também confirmam que, mesmo quando podem marcar uma consulta, o custo do exame propriamente dito pode ser proibitivo, e 24% dos pacientes disseram que os tempos de espera na clínica eram mais um problema.
1
Além de expor as inadequações dentro dos sistemas de saúde, o estudo DR Barometer evidencia uma preocupante falta de diretrizes para os profissionais de saúde.
1 O estudo revela que metade dos provedores pesquisados não possuem protocolos escritos para a detecção e gestão de problemas de visão relacionados ao diabetes.
1
As questões combinadas em torno da capacidade e do custo para a realização da triagem, juntas com uma falta de clareza em torno das orientações proporcionam uma "tempestade perfeita" para esta população vulnerável, tanto agora como no futuro; colocando as pessoas com diabetes em risco de atrasos no diagnóstico e tratamento da doença ocular diabética. Cerca de dois terços dos oftalmologistas pesquisados acreditam que o diagnóstico tardio é a maior barreira para melhorar os resultados, com mais de metade revelando que as pessoas com diabetes se apresentam quando os problemas de visão já ocorreram e em muitos casos quando é tarde demais para o tratamento.
1
"Estamos vivenciando atualmente um dos mais importantes distúrbios demográficos do nosso tempo em termos de envelhecimento da população global e o impacto de doenças não transmissíveis, como a diabetes, está crescendo em um ritmo acelerado", disse a Dra. Jane Barratt, secretária-geral da International Federation on Ageing. "O estudo DR Barometer expõe inúmeras barreiras à triagem, diagnóstico e tratamento oportunos para muitas pessoas com diabetes - barreiras que devem ser abordadas de frente se quisermos gerir com mais eficácia as consequências destas doenças à medida que o grupo de risco aumenta. A idade do paciente, onde moram ou quanto ganham não deve ser o fator determinante na determinação da gestão e tratamento da diabetes ou quaisquer complicações associadas, como a doença ocular diabética."
Junto com seus resultados de pesquisa detalhados, o IFA, IAPB e IDF também aproveitaram o estudo DR Barometer para fornecer uma série de recomendações baseadas em evidências para lidar com as lacunas de conhecimento e desigualdades em serviços para pessoas com diabetes.
Um elemento crucial para o bom resultado do paciente são os exames oculares regulares, economicamente viáveis e acessíveis para pessoas com diabetes, juntamente com o tratamento de custo acessível administrado dentro de um sistema coordenado, para garantir que as pessoas que correm o risco de perda de visão sejam monitoradas e geridas de forma eficaz. Os especialistas do estudo DR Barometer também estão pedindo um aumento significativo da educação - tanto para pessoas com diabetes como para profissionais de saúde - no que se refere à prevenção, detecção e tratamento de DR e DME. Igualmente importante é o fornecimento de ferramentas para pessoas com diabetes em todos os países para serem capazes de gerir eficazmente sua diabetes e prevenir a ocorrência da perda de visão em primeiro lugar.
"O tema do Dia Mundial do Diabetes deste ano é" Eyes on Diabetes" (Olhos na Diabetes), que expressa que consideramos fundamental o papel da saúde ocular dentro da gestão do diabetes", disse Dr. David Cavan, médico, diretor de política e programas da International Diabetes Federation . "O estudo DR Barometer oferece uma série de medidas que precisam ser tomadas agora para evitar mais perda de visão devido à diabetes e pedimos aos governos de todo o mundo que considerem seriamente como atuais abordagens para a doença ocular diabética pode ser melhorada."
Para mais informações e para fazer o download dos resultados completos do DR Barometer, acesse
www.drbarometer.com
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: http://www.businesswire.com/news/home/20161114005542/pt/
Contato:
GCI Health
Charlotte Collins
Charlotte.collins@gcihealth.com
(0) 207 072 4214
Fonte: BUSINESS WIRE