Juiz de Fora, Minas Gerais--(
DINO - 05 out, 2017) - Muitas alternativas para impulsionar os negócios continuam com toda força, mesmo com o início da retomada da estabilidade econômica e a volta do aquecimento do mercado imobiliário. Um exemplo é como as empresas ainda utilizam de parcerias estratégicas para fugir do óbvio e economizar. A consultoria americana BCG divulgou que cerca de 54% das empresas do Brasil fizeram parcerias corporativas só no ano passado.
Buscando se diferenciar no ramo, três parcerias ganham destaque no mercado imobiliário nacional pela inovação e criatividade.
Gerando experiência para os clientes na sede da empresa
Muitas empresas pensam na decoração da sua loja para receber os clientes. Mas ter belos móveis planejados não é viável financeiramente em muitos casos.
Assim, a Souza Gomes Imóveis, imobiliária de Juiz de Fora, Minas Gerais, tem seis empresas parcerias decorando cada ambiente de sua sede, desde o jardim até o papel de parede. O conceito é de que o cliente se sinta em casa.
"O cliente é recebido na sala de estar, negocia na sala de jogos, assina contratos na sala de jantar e brinda no espaço gourmet", destaca o diretor da Souza Gomes, Diogo Souza Gomes.
As parcerias se tornam estratégias vantajosas, entre outros fatores, quando não demandam altos investimentos financeiros, como aponta a gerente da loja Objetto, Juliana Ferreira. "Levamos para a sede da imobiliária peças com o objetivo de ambientar, que também divulgam nossa marca e trazem mais clientes. Todos ficam satisfeitos sem grandes gastos".
Diogo completa que, enquanto a empresa recebe o cliente em um espaço sofisticado e diferenciado, ela se torna um showroom personalizado e sem o tom comercial: "ficamos com uma sede confortável e moderna e os parceiros expõem seus produtos para mais de mil potenciais compradores por mês".
Outra dica para o sucesso das parcerias está no relacionamento de longo prazo entre as empresas e na confiança do cliente na indicação. "A Souza Gomes é uma empresa familiar como a nossa e fomentamos uma história de amizade que vem antes da trajetória comercial. Além disso, estamos juntos em outros espaços, como em eventos, e isso estreita nossos laços ainda mais", evidencia a proprietária da Dubambu, Maria Paula Schettino.
Decorado dentro de uma loja de móveis
Na hora de definir a parceria, é preciso mais do que ter um público com os mesmos interesses. "As empresas precisam ser sinérgicas entre si, terem os mesmos valores e prezarem juntas pela qualidade e inovação", ressalta Adriana Barros, diretora da loja Mobiliário. Ela destaca, ainda, que parcerias com empresas do mesmo nicho é uma ótima opção para gerar negócios lucrativos.
O Sindicato de Habitação (Secovi-SP) prevê um crescimento de 10% no mercado imobiliário até o final do ano. Então, para atender o aumento na demanda e se diferenciar dos concorrentes, outra iniciativa que foge dos padrões imobiliários pode ser feita através da parceria na montagem de um apartamento decorado dentro de uma loja de móveis.
Assim, os clientes da loja conhecem o apartamento decorado e vice-versa e o ambiente fica mais tempo aberto para visitação. "Para ambos, o benefício está nas novas oportunidades de negócios. Conseguimos um stand rodeado de inspirações, uma linda decoração e ainda temos o apoio dos funcionários da loja", enumera Diogo Souza Gomes. Outra vantagem está na constante mudança dos itens e no maior conforto para os clientes.
A Mobiliário se uniu à Souza Gomes a fim de desenvolverem esse conceito para um empreendimento em Juiz de Fora, em que a empresa disponibilizou tanto o espaço quanto toda a decoração. "Ambos temos clientes que prezam pela modernidade, pelo atendimento de primeira e pelo valor agregado ao serviço, por isso que a parceria está dando certo. Com o decorado, podemos mostrar o quanto que as empresas gostam de fazer diferente", completa Adriana.
Venda de imóveis com vida
Em pesquisa realizada pela SoDA, grupo de agências digitais, cresce o número de empresas fazendo seu próprio marketing, iniciativa que chega a 30% das organizações de todo o mundo.
O mercado imobiliário também segue essa tendência. O Casa com Vida Convida é um projeto inédito em que a divulgação dos imóveis nas redes sociais é baseada no ensaio fotográfico com pessoas reais vivenciando no imóvel diferentes atividades do dia a dia.
Todo o projeto é estruturado pela própria Souza Gomes e, mais uma vez, as empresas parceiras são fundamentais: equipe de fotografia, maquiadora e parcerias como lojas de roupas e revendedoras de carros de luxo fazem o Casa Com Vida acontecer pela quarta edição.
As parcerias conseguem deixar a experiência do cliente ainda mais realista, como lembra o diretor da multimarcas Vitesse, Gustavo Ramos: "além de ganhar visibilidade agregando nossa marca a uma empresa inovadora, como parceiros do Casa com Vida ajudamos a compor o ambiente e, assim, deixamos os imóveis ainda mais bonitos e autênticos para o público apreciar".
Projetos como esse mudam a visão da empresa sobre como divulgar um imóvel. "Reunimos clientes e amigos para uma tarde agradável para serem modelos da vida real. Queremos mostrar para os potenciais compradores como seria viver naquela casa", compartilha o diretor da Souza Gomes Imóveis, Diogo Souza Gomes.
O retorno financeiro positivo das parcerias é consequência de um trabalho personalizado, com foco em pessoas, como esclarece a empresária à frente da loja Twenty Four Seven, Lilian Feyo, e parceira do Casa com Vida. "O fortalecimento das relações entre empresas gera um grande benefício a quem mais devemos: o nosso cliente! Demonstra carinho, companheirismo e comprometimento".
Tendência de parcerias duradouras
Depois de um projeto de sucesso, é preciso fazer com que as parcerias continuem trazendo benefícios a longo prazo. A dica da arquiteta parceira da Souza Gomes, Jaqueline Bonjour, está em constantemente fortalecer o relacionamento entre as empresas. "A parceira auxilia na divulgação de ambas marcas, mas, mais do que isso, cria-se uma fidelização entre os parceiros e uma união de boas empresas", destaca.
"Estimular parcerias significa somar as redes de relacionamento e, só depois, gerar mais negócios para todos", finaliza Diogo Souza Gomes.
Website:
http://www.souzagomes.com.br/