Belo Horizonte, MG--(
DINO - 23 nov, 2018) -
A cada novo ano, a
Black Friday brasileira ganha mais espaço no ambiente virtual e isso ocorre pois, segundo dados da Ebit
, no ano de
2018 o país já conta com mais de
130 milhões de internautas ativos, sendo que
mais de 60 milhões possuem o comportamento de adquirir produtos frequentemente pela internet.
Esses dados significativos levam parte dos comerciantes a migrarem para o ambiente
online e potencializar promoções em períodos de grandes movimentações de compras
.
O evento que será realizado na quarta semana do mês de novembro no ano de 2018 é conhecido por
99,5% dos brasileiros e muitas dessas pessoas alegam que aguardam a data para conseguirem maiores descontos na compra de produtos.
A opinião dos consumidores em relação a
Black Friday apresenta diversos pontos. Um estudo realizado pelo
Google destaca que cerca de
39% das pessoas acham que as compras feitas na data do evento não são planejadas e ocorrem pela oportunidade;
30% encaram a Black Friday como o momento de comprar algo que se deseja a muito tempo e
15% dizem que as compras são feitas no evento como um adiantamento dos presentes do fim de ano.
O ambiente virtual e a Black Friday
Uma pesquisa realizada pela agência Provokers indica que muitas pessoas estão dispostas a abandonar os seus receios sobre a aquisição de produtos no ambiente virtual e realizar compras a partir da
Black Friday. Cerca de
14% dos e-shoppers, ou seja, pessoas que realizam compras
online, adquiriram o seu primeiro produto na data.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de
64,7% da população com idade superior a 10 anos está inserida no ambiente online. A presença no ambiente virtual é um caminho para que empresas e consumidores se aproximem.
Pesquisas divulgadas pelo
Google em agosto de 2018, revelam que no ano de 2017 cerca de
50% das compras realizadas na Black Friday foram realizadas no ambiente online através de dispositivos móveis. As pesquisas apontam também que os downloads de aplicativos
aumentaram 233% durante a Black Friday em relação a média semanal durante o restante do ano.
O ambiente virtual é ainda mais favorável para a
Black Friday, pois os comerciantes podem oferecer condições únicas em seus produtos. O preço dos produtos em 2017 foi
abaixo ou conforme o esperado por 75% das pessoas. Para
46% das pessoas,
o preço é a principal motivação na aquisição de produtos durante a
Black Friday.
Ainda segundo a pesquisa do
Google, cerca de
82% das pessoas adquirem produtos online e complementam as compras em lojas físicas quando não encontram o que precisam, quando optam por produtos de baixa durabilidade ou no caso de desejarem o produto de forma imediata.
Os produtos com maior popularidade no ambiente virtual durante a
Black Friday são: eletrônicos (smartphones), eletrodomésticos (televisões), eletroportáteis e roupas.
Os produtos mais populares no ambiente
offline são: alimentos, bebidas, produtos de beleza e roupas.
Black Friday: uma oportunidade em poucos cliques
A aquisição de produtos com o alcance de um clique atrai muitos consumidores. Em 2017 os pedidos realizados no ambiente virtual cresceram
81% em relação ao ano anterior, com a previsão de aumento com o passar dos anos.
Para o vendedor que está migrando para o ambiente
online, a
criação de uma loja virtual ou a
criação de um site que se adapte a diferentes telas como smartphones, tablets e desktops, sem perder a eficiência e qualidade são fundamentais. Os usuários valorizam a experiência ao acessar uma página e
13% priorizam a usabilidade do site através de smartphones.
Prepare-se para o evento
Devido às grandes demandas que as lojas possuem durante o período da
Black Friday é necessário se preparar. Ao desenvolver a estratégia que será usada durante a data, fazer a conferência de estoque, identificar os produtos disponíveis e atualizar o canal
online de vendas é primordial.
A jornada do consumidor é orgânica sendo considerado um erro deduzir que preços baixos farão com que ele adquira produtos de modo irracional
. Muitos consumidores fazem pesquisas anteriormente sobre as lojas.
Pontos como a variação no preço e qualidade dos produtos, avaliações e comentários de pessoas que já tiveram experiências anteriores com a loja são considerados no momento da decisão da compra.
Não existe uma fórmula para definir qual a melhor estratégia a ser adotada durante a
Black Friday. Segundo Thainara Alves, coordenadora da equipe de marketing da
Construsite Brasil, uma das empresas referência na entrega de soluções para web como
criação de sites, lojas virtuais e
marketing digital, “
é possível afirmar que a data cria grandes oportunidades, porém cada empreendedor deve estudar o seu negócio para decidir qual a melhor estratégia de vendas a ser seguida. Isso reforça a importância de conhecer e acompanhar o seu público e mercado.”
A expressividade do evento no ambiente virtual não pode ser negada
. A presença
online desempenha um papel que se torna cada vez mais necessária para o crescimento e reconhecimento das empresas sendo de grande importância não apenas estar presente mas ser visto no ambiente virtual.
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