Campinas-SP--(
DINO - 07 jan, 2016) - Eles estão, mais do que nunca, presentes nos lares brasileiros. Referências de amor e cuidado os pets são parte da família e, cada vez mais, conquistam espaços e cuidados junto aos seus donos, sempre incumbidos da missão de mantê-los saudáveis e seguros. No cenário nacional os cães se somam numa população expansiva de fofuras e contabilizam, no Brasil, mais de R$50 milhões! Os dados seriam provenientes das análises feitas em 2013, pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas em 2015. De acordo com estes dados 44,3% dos domicílios brasileiros abrigariam ao menos um cãozinho. A população de gatos, em domicílios, não fica atrás; estima-se que sejam mais de 22 milhões de bichanos nos lares do país.
Com a presença crescente e necessidades constantes deste público de quatro patas, setores de atendimento e comércio se especializam para atendê-los como precisam e merecem. Entre pet shops super equipados e serviços de cuidados gerais os hotéis passaram, então, a adotar um sistema de atendimento diferenciado nos últimos anos. São os estabelecimentos hoteleiros com denominação ou ação "pet friendly": que aceitam a estada e circulação dos animais de estimação, junto aos seus donos, durante a hospedagem. "Eles são parte da família e quando é necessário fazer uma viagem longa, por exemplo, privá-los da presença de seus donos pode ser muito preocupante", opinou o gerente do hotel de longa permanência de Campinas, NewPort (Rede Vitória Hotéis), Douglas Marcondes.
Segundo o gerente a aceitação dos mascotes de estimação nos quartos de hotel, durante as estadas de seus donos, é um diferencial importante no Mercado Hoteleiro atual e pode ser definitivo para a escolha do cliente. "Na região de Campinas aceitar animais de estimação é uma condição em crescimento, pois, estar fora de casa a médio ou longo prazo demanda uma certa disposição extra para sentir-se confortável e nossa equipe compreendeu esta necessidade. Recebendo estes amigos especiais contribuímos para um atendimento mais qualitativo, próximo ao universo do cliente, além de personalizado", opina.
No NewPort, por exemplo, os animais têm livre acesso, desde que estejam juntos à coleira ou no colo de seus donos - com restrições apenas às áreas de manipulação e circulação de alimentos e bebidas - e atendam às demais regras vigentes da Vigilância Sanitária. A etiqueta básica também é mantidas pelos ilustres hóspedes, sem grandes impasses. "Os quartos do NewPort contam com amplitude e design para recebê-los com excelente conforto e, até o momento, foram muito educados e silenciosos, sem contar que deixam o ambiente muito mais alegre e informal para todos nós. É, acima de tudo um prazer recebê-los", opinou Marcondes, que chegou a receber, no hotel, no ano passado, uma cria completa de oito filhotinhos, em período de amamentação.
A localização privilegiada do New Port, segundo o gerente, é outro diferencial importante. "Estamos no Cambuí, bairro central de referência em Campinas, portanto, há suporte para diversos serviços complementares de qualidade, que atendam às necessidades dos pets hospedados", completou. Após o termino das hospedagens, nesta modalidade, Marcondes explica que o quarto é cuidadosamente higienizado, estando pronto para receber novos hóspedes. "O que fica é o carinho que nossa equipe acaba por construir junto às estes clientes especiais", considera.