(
DINO - 04 jan, 2016) - O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais capacitação dos profissionais. O gestor de recursos humanos Ricardo Tosto comenta que isso ocorre porque está se tornando cada vez mais frequente a exigência pela criação e otimização de serviços e tecnologias e, consequentemente, aumenta a demanda do mercado por profissionais especialistas. Portanto, quem garante inserção e permanência no mercado é o profissional que se atualiza constantemente e que busca obter conhecimento e aprimorar suas habilidades.
Hoje, no mundo virtual, existem várias ferramentas disponíveis para quem quer alavancar a carreira profissional, se especializar em alguma área e se destacar no mercado de trabalho. Uma delas é a oferta de cursos online, cuja abrangência e abundância vem aumetando cada vez mais, comenta Ricardo Tosto.
É claro que é necessário avaliar os cursos ofertados e escolher aquele cuja qualidade é maior. Se pesquisar mais afundo, ainda é possível encontrar cursos gratuitos. O site Coursera, por exemplo, reúne diversos cursos gratuitos de qualidade e em português que abrangem diversas áreas do conhecimento, indica o consultor Ricardo Tosto. Alguns dos cursos oferecidos pelo site que se destacam são:
1) Negociações de sucesso: estratégias e
habilidades essenciais. Ministrado pelo professor George Siedel, da Universidade de Michigan, o curso tem duração de 8,5 horas e introduz a habilidade de negociação e os seus estágios.
Todas as pessoas negociam e isso ocorre em vários momentos, seja no âmbito profissional com o cliente, o chefe, o colega de trabalho, ou no âmbito familiar com o companheiro, com os pais, com os filhos, o que releva a importância do curso no sucesso profissional e também pessoal, comenta
Ricardo Tosto.
2) Inspirando a liderança através da inteligência emocional. Esse curso disponibiliza legenda em português e é ministrado por Richard Boyatzis, professor PHD da
Universidade Case Western Reserve e demanda oito semanas de estudo (3 a 4 horas por semana).
O curso abrange conceitos de inteligência emocional que podem ser utilizados por profissionais que exercem liderança em sua prática no dia a dia.
3) Princípios da microeconomia. Este curso, ministrado por José J. Vázquez-Cognet, da University of Illinois, demanda 15 semanas de estudo e 4 a 12 horas a cada semana. Através dele o aluno poderá refletir sobre o impacto das pequenas decisões sobre a
economia estudando temas como mercado de trabalho, educação, política, negócios e outros.
Além destes, muitos outros cursos estão disponíveis na plataforma do
Coursera. Dentre os mais famosos, destacam-se: Análises Empresariais, Aprendizagem Automática, Introdução aos Princípios e Práticas de Gerenciamento, Influenciando Pessoas, Gramática e Pontuação, e outros.
Cabe ao profissional escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades.
Além do coursera, algumas instituições renomadas do país também oferecem por conta própria vários cursos online e gratuitos, como é o caso da FGV (Fundação Getúlio Vargas), do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) e da USP (Universidade de São Paulo) - destaca Ricardo Tosto.
O mais importante é que o profissional busque sites e instituições confiáveis e que ofertem conteúdo de qualidade. O certificado, por si só, não garante conhecimento, por isso também é necessário o engajamento do profissional no próprio aprendizado, para que ele possa validar sua qualificação aplicando o conhecimento adquirido no cotidiano do trabalho.
Fonte:
http://abr.ai/1kRkUAw