São Paulo, SP--(
DINO - 11 mai, 2017) - A edição de maio do jornal Expositor Cristão destaca, entre outros assuntos, dois problemas alarmantes: imigrantes e refugiados; e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A pauta foi inspirada pelo encontro de pessoas que trabalham com imigrantes e pessoas refugiadas em várias partes do mundo em suas igrejas locais. "Pude conversar com o presidente do Refugee Highway Partnership (RHP), Brian O'Connell, e com outras lideranças que estiveram presentes discutindo sobre o assunto. Nesse encontro havia dois pastores metodistas que estão envolvidos nessa causa.", explica o pastor José Geraldo Magalhães, editor-chefe do Jornal.
"É importante a Igreja estar atenta sobre essa pauta, tendo em vista que o número de pessoas que migram para o Brasil só tem aumentado, principalmente nos últimos dez anos. Só para ter uma ideia, a guerra na Síria entra no sexto ano consecutivo e já soma mais de 5 milhões de pessoas refugiadas, que tiveram que cruzar fronteiras internacionais em busca de proteção. Outros 6,6 milhões de pessoas estão deslocadas internamente na Síria", afirma o editor.
A matéria de capa traz ainda dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que realizou no final de março, em Genebra, uma conferência especial para debater a situação e o destino das pessoas refugiadas sírias. Foram 92 países, agências da ONU, 10 organizações intergovernamentais e 24 ONGs que participaram e concordaram ao dizer que o mundo vive a maior crise humanitária da história com as pessoas que se encontram em situação de refúgio.
Você confere também nesta edição, o artigo do Pastor Jorge Luiz Domingues, que aborda o encontro de Jesus com a refugiada síria para pensarmos sobre o cuidado com as pessoas estrangeiras. É nesse contexto que a igreja é chamada a seguir o exemplo de Jesus para dar assistência às pessoas que se encontram deslocadas, refugiadas ou que migram para outros países, pois a história do povo de Israel, é uma história de migração.
Outro destaque dessa edição, está relacionado as denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes que chegam a quase 50 por dia. A matéria lembra que no dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A reportagem conta com uma entrevista da Diaconisa metodista, Ester Stephany da Costa Antunes, que produziu o seu Trabalho de Conclusão de Curso voltado para prevenção em saúde como instrumento na luta contra o abuso sexual infanto-juvenil. A diaconisa tem utilizado a paródia Repara, da música da cantora Anita - Prepara, em suas palestras e ações para combater essa realidade.
O jornal Expositor Cristão têm 131 anos ininterruptos de circulação e conta com uma tiragem de 30 mil exemplares. Já foi premiado por duas vezes ( 2015 e 2016) como sendo o melhor jornal cristão do Brasil.
Website:
http://www.expositorcristao.com.br/2017/04/expositor-cristao-de-maio-fala-sobre-refugiados-e-responsabilidade-da-igreja/