São Paulo, SP--(
DINO - 16 mar, 2018) - O mercado global ja? e? conhecido por muitas empresas de grande porte baseadas nas Ame?ricas. Porém nos últimos anos as empresas tambe?m denominadas como Small and Midsized Business (SMB), ou ainda, do mercado empreendedor, esta?o buscando a expansa?o global. As apostas sa?o altas e os sinais são positivos pois as recompensas substanciais esta?o ao alcance todos.
Alguns dados estão sinalizando esta tendência em particular no Brasil. O Banco Central do Brasil divulgou recentemente que investimentos de empresas brasileiras no exterior cresceram mais de 130% entre 2010 e 2016. Uma pesquisa da consultoria PWC Price Waterhouse Coopers concluiu que 55% da empresas brasileiras de faturamento superior a US$ 5 milho?es preveem o aumento do volume das exportac?o?es em mais de 65% nos pro?ximos 5 anos, além disso, a Amcham Brasil que mantém um guia de como abrir empresas nos EUA, viu o número de downloads saltar de 838 em 2014 para 4.500 no ano passado, representando uma alta de 436%.
A expansa?o global e? uma estratégia para as empresas se destacarem da concorre?ncia e evitar as incertezas econo?micas locais, mas as vantagens para o nego?cio vão ale?m de uma operac?a?o internacional. Pode-se destacar ainda como vantagens o acesso a novos mercados, a marca também passa a ter maior valorizac?a?o no mercado local, a transfere?ncia de tecnologia entre profissionais multiculturais ajuda na inovação, o custo do capital muitas vezes é menor, além do acesso aos fundos de investimento.
Apesar das vantagens e da expansa?o global ser parte integrante da maioria das estrate?gias de crescimento das empresas atualmente, os desafios também são grandes. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard em 2015 identificou que as principais barreiras a? expansa?o internacional das empresas são a falta de experiência no mercado alvo, ausência de uma rede de contatos e alto custo de uma estrutura no mercado de destino, mão de obra cara em alguns países como os Estados Unidos e a falta de domínio do idioma que prejudica a comunicação.
Fernando Figueiredo, CEO da Oaktech, empresa americana especializada em ajudar empresas no lançamento de produtos nos Estados Unidos e em outros mercados, comenta que as empresas mais bem-sucedidas hoje fazem parte do mercado global e contam com uma forc?a de trabalho geograficamente dispersa.
"Nós da Oaktech acompanhamos diariamente em nossos clientes que reunindo pessoas de culturas diferentes e com variadas experie?ncias de trabalho e diferentes perspectivas sobre desafios estrate?gicos e organizacionais os ajuda a competir no atual ambiente de nego?cios", complementa Fernando Figueiredo.
Referências:
A small and midsize business (SMB):
https://www.gartner.com/it-glossary/smbs-small-and-midsize-businessesErros comuns que podem prejudicar o sucesso internacional:
https://goo.gl/pCxEGf Website:
http://ww.oaktech.co