Embu das Artes, SP--(
DINO - 23 mai, 2017) - O Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos chega a sua terceira edição e acontece na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), sediada em Campo Grande, MS, nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio.
Com uma programação ampla, o evento conta com a participação de cerca de 10 Universidades Brasileiras, a Universidade da Dinamarca e a Universidade de Durban (África do Sul). Entre os palestrantes reconhecidos mundialmente por sua atuação na área, estão os brasileiros Pablo Heleno Sezerino e Marcos Von Sperling.
Organizado pelo grupo Wetlands Brasil, o evento tem como principal objetivo a troca de experiência entre os grupos de pesquisas das universidades brasileiras, institutos, profissionais liberais, ONG"s e empresas ligadas ao ramo da Engenharia Sanitária e Ambiental que atuam com o sistema de wetlands para minimizar os impactos ambientais, derivados da poluição hídrica.
Wetland Construído é uma das várias nomenclaturas para sistemas de tratamento de esgotos, com a utilização de recursos naturais.
Em sua estrutura, o cultivo de plantas macrófitas aquáticas, juntamente com tanques preenchidos por materiais como areia, cascalho e pedra, colaboram para a formação de biofilme ? uma colônia organizada de bactérias ? e o crescimento de variados micro-organismos. Com o controle de direção do fluxo, tempo de detenção e nível de água, e sob as condições ambientais adequadas, ocorre o tratamento dos esgotos por processos biológicos, químicos e físicos.
Neste ano, uma novidade do Simpósio em relação aos eventos anteriores é a possibilidade de participação em minicursos, a serem realizados no dia 23, ministrados por especialistas em temas ligados ao wetland. Na grade de programação estão: Microbiologia; Plantas Utilizadas; Redação Científica; e Dinâmica Computacional de Fluidos. Os cursos têm duração de seis horas.
Artigos científicos enviados à comissão do evento poderão constar nos Anais do 3º Simpósio de Wetlands Construídos e, após avaliação, haverá também uma seleção para serem publicados em duas revistas especializadas: Revista Tecno-Lógica e Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais.
Na programação do Simpósio, serão abordados aspectos relevantes a serem observados em um projeto wetland. Entre eles: desempenho; instalação horizontal e vertical; experiências de operação e manutenção; desempenho de filtro; análise técnica e financeira; nitrogênio; perda de água por evotranspiração, etc.
As visitas técnicas serão nas instalações de Unidade experimental de saneamento focado em recursos (sistemas naturais + Separação de efluentes domésticos); e Pós-tratamento de UASB (ETE Los Angeles ? esgoto + lixiviado de aterro).
As apresentações de trabalhos acadêmicos será transmitida ao vivo pela empresa Infraverde, em seu canal do Facebook. Ela também divulgará a integra dos vídeos das palestras.
SERVIÇO
3º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos
23, 24, 25 e 26 de maio, na Universidade Católica Dom Bosco
Av. Tamandaré, 6000, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Inscrições e mais informações:
http://3cwbrasil.ucdb.brTransmissão ao vivo: facebook.com/infraestruturaverde
SOBRE O GRUPO WETLANDS BRASIL
O grupo surgiu em 2011, realizou o Primeiro Simpósio em 2013, na Universidade Federal de Santa Catarina, e o Segundo Simpósio em 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SOBRE A EMPRESA INFRAVERDE
Portal de referência em infraestrutura verde; serviços ambientais para projetos paisagísticos; paisagismo funcional e beleza ao ambiente construído.
Website:
http://infraverde.com.br