Mauá - SP--(
DINO - 09 ago, 2016) - Neste mês de agosto, nos dias 13 e 20 de agosto, às 13h, o Espaço Xamânico CEU Águia Dourada, em Mauá, recebe dois novos encontros do grupo arteterapêutico "Dança e Feminilidade". Idealizado pela arteterapeuta Verônica Santiago, o grupo é uma oportunidade de cura e reconexão entre as mulheres e o seu sagrado feminino.
Ao todo são realizados oito encontros por grupo, onde em cada um deles é trabalhado um arquétipo do feminino baseado nas deusas gregas. A mulher pode iniciar em qualquer fase desse ciclo. Os próximos estão marcados para 10 de setembro e 8 de outubro, respectivamente, onde serão trabalhados os arquétipos do poder e do Eu mulher. Já no dia 12 de novembro, último encontro deste ciclo, a ancestralidade e as origens são colocados em pauta. O valor de contribuição para cada encontro é de R$ 100,00.
Mas o que as deusas da mitologia grega tem em comum com a nossa cultura e nossa época? Para Verônica as deusas tem muito mais em comum com as mulheres contemporâneas do que podemos imaginar. "Elas representam arquétipos do feminino que todas nós, mulheres, possuímos em algum grau em nossas relações", disse.
Quer ver alguns exemplos? Problemas com a mãe ou com a maternidade é sinal de que a deusa Deméter está ganhando espaço, já se a dificuldade está no trabalho ou nos estudos a deusa Atena pode ter as respostas. Ciclos naturais, ancestralidade, espiritualidade e relacionamentos também estão entre os temas abordados durante os encontros.
"Quando a mulher perde o contato com o feminino ela adoece. Problemas de TPM, menstruação, dificuldade para engravidar, cisto nos seios ou ovários começam a aparecer. Isso na parte física, na parte comportamental começam a aparecer sinais de baixa autoestima, carência e muitos medos. Medo de ficar sozinha, medo de dar um passo na vida, medo de defender as próprias ideias e valores e isso acontece justamente por estar distante das características femininas como a intuição, os ciclos e o contato com outras mulheres", afirma Verônica.
Ao reconhecer e equilibrar esse feminino, a mulher experimenta mudanças em diversas áreas de sua vida. "Quando o feminino é respeitado você compreende e convive melhor com outras mulheres, passa a reconhecer seus limites, aprende a dizer não, evita relacionamentos destrutivos, tem uma nova visão das dores emocionais e consegue aceitar e entender todo o processo, enxergando uma saída para os problemas. E, finalmente, ganha muito amor próprio", conclui Verônica.
Saiba Mais
Dança e Feminilidade ? É um curso de desenvolvimento pessoal iniciado em 2010 e que utiliza da arteterapia, principalmente a dança, para promover o resgate do feminino essencial e sadio para as mulheres. Os primeiros encontros aconteceram em casa abrigo em São Mateus (2010) e posteriormente em Santo André (2012), com grupo de mulheres em situação de violência doméstica. Ao longo desses seis anos vem promovendo encontros mensais na região do ABC, com temas sobre maternidade, ciclos menstruais, carreira e estudo entre outros. O grupo arteterapêutico promove a consciência do feminino, resgatando a autoestima, o empoderamento feminino, o autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal em um ambiente acolhedor com muito amor, luz e união para a cura de traumas e bloqueios, com autoconsciência e autoconhecimento estabelecendo laços de amizade e confiança entre as mulheres que participam.
Verônica Santiago ? Graduada em Dança e Pós-graduada em Arteterapia, escritora e estudante de psicoterapia sistêmica. Faz leitura de Tarot terapêutico e é pesquisadora do Sagrado feminino. Iniciou sua carreira como dançarina contemporânea. Ministrou aulas de Ballet em comunidades carentes de Santo André. Em seguida, iniciou o trabalho com mulheres com o objetivo de auxiliá-las no tratamento de seus traumas emocionais e, assim, contribuir para evitar a violência doméstica. Nos anos de 2011, 2012 e 2013, Verônica Santiago ministrou palestras e apresentações de pôsteres em congressos sobre o assunto em São Paulo e em Rio Grande do Sul. Em 2013 lançou seu primeiro livro " Dança e feminilidade: as danças étnicas sob um olhar contemporâneo" relatando a experiência com a construção do grupo feminino. Atualmente, promove além dos encontros, debates e palestras sobre a dança no resgate da autoestima e da feminilidade.
Sobre os Encontros
· 1º Encontro ? Harmonizando Trabalho, Carreira e estudos ? Reacender a sabedoria interior, honrar o feminino e saudar o sucesso;
Arquétipo da Deusa Atena
· 2º Encontro ? Ciclos Naturais - Fazer as pazes com a menstruação, com o ventre, trabalhar o foco, reconectar com a lua;
Arquétipo da Deusa Ártemis
· 3º Encontro ? Amor e Beleza - relacionado ao amor ? Fazer as pazes com o prazer, com os relacionamentos amorosos e com a sensualidade;
Arquétipo da Deusa Afrodite
· 4º Encontro ? Maternidade ? Trabalhar o amor que cura e adoece, a mãe interior, a relação com a mãe e com os filhos;
Arquétipo da Deusa Deméter
· 5º Encontro - Espiritualidade ? Aspectos da luz e da sombra, o significado das perdas
Arquétipo da Deusa Perséfone
· 6º Encontro ? Poder e Prosperidade ? O que é uma mulher poderosa?
Arquétipo da Deusa Hera
· 7º e 8º Encontro - Eu Mulher ? interiorização e ancestralidade
Serviço:
Data: 13 de agosto, sábado, às 13h
Dança e Feminilidade ? Tema: Espiritualidade
Data: 20 de agosto, sábado, às 13h
Dança e Feminilidade ? Tema: Harmonizando Trabalho, Carreira e Estudos
Data: 10 de setembro, sábado, às 13h
Dança e Feminilidade ? Tema: Poder e Prosperidade
Data: 08 de outubro, sábado, às 13h
Dança e Feminilidade ? Tema: Eu Mulher
Data: 12 de novembro, sábado, às 13h
Dança e Feminilidade ? Tema: Ancestralidade
Todos os encontros acontecem no Espaço Xamânico CEU Águia Dourada
Rua Francisco Alves de Oliveira, 357 ? Vila Nova Mauá
Contribuição para cada encontro: R$ 100,00
Mais Informações para o público:
Verônica Santiago: (11) 97046-6999
Mais Informações para imprensa:
annavmunhoz@gmail.comCelular: (11) 98843-9200
Whatsapp: (11) 97958-3692