Releases 24/10/2016 - 15:32

Cinco itens que tiram o sono de qualquer profissional de Comércio Exterior


Campinas, SP--(DINO - 24 out, 2016) - O comércio exterior brasileiro cresceu muito nos últimos anos, conquistando novos espaços no mundo e encontrando parceiros comerciais em todos os continentes. Contudo, pode-se dizer que esse crescimento não foi condizente com o potencial que a economia brasileira possui para se tornar uma presença real no mercado de exportação e importação.

Tal fato pode ser explicado em parte por 5 itens que tiram o sono de qualquer profissional de comércio exterior e atrapalham o desenvolvimento de um trabalho com resultados mais eficientes neste setor. Confira.

LEIS COMPLICADAS
Segundo um estudo publicado pela Reuters em 2015, a maioria dos profissionais de exportação e importação brasileiros reclamam da falta de clareza nas leis, normas e diretrizes a serem seguidas. Essa falta de clareza implica em muitas dificuldades que as empresas têm de enfrentar para, por exemplo, definir e classificar as mercadorias. Além disso, a possibilidade de utilizar recursos concedidos pelo governo fica comprometida, pois é difícil saber quais regimes aduaneiros se encaixam com as cargas, se há algum acordo comercial existente ou algo do tipo que venha a beneficiar as empresas e os clientes.

ERRO NOS DOCUMENTOS
Outra consequência da falta de clareza na legislação brasileira é a ocorrência de erros no preenchimento, pedido e envio de documentos. Licença de Importação, Registro de Exportação, Declaração de Importação, são só alguns exemplos dos documentos que são necessários às operações de comércio exterior, e os erros que ocorrem na gestão desses papéis deixam qualquer profissional da área de cabelo em pé. Muitas vezes os colaboradores ficam perdidos no meio de tantos documentos e acabam por confundir as informações que devem colocar em cada um.

ATRASO NO DESEMBARAÇO
Qualquer erro nos documentos gera um atraso no desembaraço aduaneiro e a mercadoria demora ainda mais a ser entregue ao cliente final. Esse atraso é um tiro no pé das empresas de comércio exterior, pois atrapalha toda a cadeia produtiva e comercial existente e que depende das cargas a serem entregues.

POSSIBILIDADE DE MULTAS
Erros em documentos, não pagamento dos impostos e taxas, tempo estendido de estadia em portos ou aeroportos?tudo isso pode acarretar em aplicação de multas pelas autoridades competentes. E multas caras, que oneram muito os custos da operação, gerando prejuízos enormes para as empresas do ramo, além do stress desnecessário para os colaboradores e clientes envolvidos, devido à gravidade e valores das sanções.

AVARIAS
Outro item que tira o sono de qualquer profissional de exportação e importação são as avarias. Imagine só, você está com a carga pronta para ser enviada ao destinatário final com documentação já verificada, pagamento de impostos já realizado e ocorre algum acidente com sua carga. Desesperador não é? Ou então, pelo fato da carga ter passado mais tempo do que deveria no porto, ela ter se deteriorado de alguma forma, isso é um enorme problema para as empresas de comércio exterior.

Automação de processos pode te ajudar
Existem certas atitudes que podem te ajudar a eliminar esses riscos e dentre eles, o que mais se destaca pela eficiência, é o uso de softwares para comércio exterior e gerenciamento de processos. O uso da tecnologia da informação se torna cada dia mais comum em todas as áreas e no comércio exterior não seria diferente: automação, robôs e programas já são utilizados em larga escala, principalmente em outros países.

Os softwares para comércio exterior são capazes de acabar com os erros no preenchimento de documentos, pois são inteligentes. Por exemplo: caso haja algum erro de digitação em uma alíquota de imposto, o próprio programa emite um alerta sobre isso.

Eliminando os erros nos documentos, o desembaraço e a liberação das cargas de exportação e importação se tornam mais rápidas; e a possibilidade de multas e sanções aplicadas é diminuída de forma exponencial, graças à automação. Até mesmo a compreensão de leis fica facilitada através dos programas de gerenciamento de processos e os colaboradores podem trabalhar de forma mais confiante e eficiente, atendendo melhor os clientes.

A e.Mix possui várias ferramentas de automação para ajudar todos os profissionais de comércio exterior. Entre em contato para saber mais, acesse: www.emix.com.br
Website: https://emix.com.br/