Itatiaia, RJ.--(
DINO - 15 mar, 2016) - Sejam membros das forças policiais, civis e militares, ou guardas municipais o aprendizado de técnicas de gerenciamento de crises está se tornando disciplina obrigatória na formação destes profissionais. A intenção é preparar todos para que saibam o que fazer ao se depararem com uma situação crítica, mesmo que não se dediquem profundamente ao assunto no decorrer da carreira.
Uma crise pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora. Seja um assalto que não deu certo e o bandido fez um ou mais reféns, uma tentativa de suicídio, um sequestro de aeronave, uma rebelião em presídios. O agente que trabalha nas ruas pode se deparar com situações diversas. Caso isso aconteça e ele for o primeiro a chegar no local deverá saber como proceder, utilizando as técnicas apropriadas.
Para o Guarda Civil Municipal da cidade de Itatiaia, na região Sul do Rio de Janeiro, Valdemir Christófori, o tema é tão relevante que ele já se prepara para realizar seu terceiro curso na área. "Além de ser uma especialização importante para minha formação profissional, sempre tive fascínio quanto ao papel do negociador em situações de crise. O interessante é que você pode resolver o problema, na maioria dos casos, sem usar a força e nem sequer dar um tiro, preservando a vida e fazendo cumprir a lei", explica Christófori.
No próximo mês, o Guarda Civil estará viajando para Curitiba, onde vai participar do curso de Especialista em Negociação e Gerenciamento de Crises, ministrado pela TEES BRAZIL, dando continuidade à sua formação. "O custo do curso é alto para minhas condições financeiras atuais, pois terei que pagar do meu bolso. Além disso, existem as despesas de viagem, que vão desde passagens aéreas à alimentação e hospedagem. Contudo, acredito que o esforço valerá a pena, pois pretendo multiplicar as informações, ajudando minha instituição e os colegas de trabalho. Pedi ajuda e patrocínio, oferecendo publicidade como contrapartida, a algumas empresas públicas e privadas, mas, até o momento, não obtive resposta", acrescenta.
A TESS BRAZIL (TACTICAL EXPLOSIVE ENTRY SCHOOL), foi fundada em 1991, por Alan Brosnan, em Memphis, Tennesse-USA. É uma empresa privada especializada no treinamento tático para operações policiais e militares de alto risco e ações em contra terrorismo, como Arrombamento Tático com Explosivos, Resgate de Reféns e Cumprimento de Mandados de Prisão, Combate em Ambientes Confinados e Operações Táticas em Áreas Urbanas de Risco Desconhecido. As técnicas e táticas ensinadas pela TEES BRAZIL são testadas e comprovadas operacionalmente, sendo adotadas por unidades policiais e militares de elite no Brasil e do Exterior. Com credibilidade consolidada, A TEES BRAZIL teve o privilégio de receber e treinar em sua Base Choque, unidades de elite militares como Marinha do Brasil e dos Estados Unidos (US. Navy Seals).