Releases 01/02/2019 - 12:13

Mercado de serviços compartilhados cresce 30% ao ano e terá consolidação até 2022


Porto Alegre, RS--(DINO - 01 fev, 2019) - A terceirização de processos através de centros de serviços compartilhados (CSC) pelas empresas está em franco crescimento. Segundo dados da Grandview Research, o mercado de CSCs registra um CAGR médio de 30% nos últimos três anos e deverá se consolidar entre as empresas de grande e médio porte até 2022.

O crescimento desta demanda vem principalmente da necessidade de melhoria na entrega dos serviços internos, assim como a redução significativa de custos operacionais. - algo que no Brasil foi agravado pela crise econômica dos anos recentes. Segundo uma pesquisa da IT4CIO realizada junto a gestores de TI das principais companhias do país, 67% deles são cobrados para que a a área de TI ajude a reduzir os custos da empresa como um todo.

Conforme explica Donald Reis, CEO da Qualitor, empresa brasileira focada em soluções de shared services, o crescimento do setor, mesmo em um período de recessão para muitos mercados, partiu da necessidade dos clientes em otimizar operações reduzir custos, especificamente em áreas de negócios onde a sinergia dos processos e as entregas são estratégicas para as empresas.

Para o executivo, soluções de CSC podem entregar melhorias ligadas aos processos de negócios, sejam internos ou externos, desde a contratação de um profissional (on boarding ) atendendo todo o aparato necessário para uma adequada integração , passando pelas área financeira desde a chegada de uma nota fiscal e seu pagamento. Isso também funciona para as áreas de manutenções de ativos produtivos ou de apoio.

"Uma empresa que implementa um centro de serviços compartilhados se foca no controle dos custos de operacionais, com atenção à contínua dinâmica e velocidade dos negócios", avalia Donald.

Outra máxima para o sucesso do setor vem do foco em boas práticas, em que empresas focadas em metodologia de implementação e consultoria junto aos clientes são componentes importantes deste crescimento. No caso da Qualitor, o crescimento em 2018 chegou aos 12% sobre o ano anterior.

Segundo Donald, o foco na qualidade das entregas e melhoria contínua contribui para garantir a satisfação da base existente de clientes, e é impulso para a conquista de novos usuários. Atualmente, a carteira de clientes atendida pela Qualitor tem um faturamento somado de US$ 50 bilhões, com clientes de mais de 22 países.

Ainda sobre boas práticas, Donald compartilhou algumas dicas sobre como um bom CSC deve ser gerido, com foco em qualidade de serviço. "Estamos falando de um trabalho contínuo, mas que pode ser focado em algmas frentes essenciais", avalia o executivo. Confira os itens abaixo.

- Criação de um catalogo de serviços.

- Melhoria nos processos de negócios através da automação e, por consequência, na gestão.

- Redução dos custos operacionais.

- Redução das reincidências de problemas.

- Foco no retorno sobre o investimento.

Website: http://www.qualitor.com.br