Releases 11/05/2016 - 11:35

Como vender gelados no auge da crise, em tempos de desaquecimento no País, de mercado e clima ameno ou frio


São Paulo, São Paulo--(DINO - 11 mai, 2016) - Para driblar a crise e o frio que se aproximam, os fabricantes de gelados traçam estratégias a fim de poderem chegar até o verão. Depois de viver os últimos dois anos de excelente faturamento, quando estourou a novidade das paletas, a Los Hermanos Paleteria Mexicana, pioneira na produção do gelado mexicano em São Paulo, traçou como meta concorrer e brigar diretamente com os gigantes nacionais de picolés.

A guerra de concorrentes se acirrou e há até redução do tamanho das paletas de 120g para 70g em várias paleterias mexicanas, para brigar por preço igual aos picolés brasileiros, que tradicionalmente têm 60g. Tudo para oferecer mais e melhor no abrangente mercado de sorvetes.

Com produção iniciada recentemente em 70g, ou seja, 10g a mais do que um picolé tradicional, a Los Hermanos Paleteria investiu para lançar a "Ligeirinha", uma paleta de tamanho menor - a paleta normal tem 120 g - mirando os consumidores que preferem pagar mais barato por um gelado. A Ligeirinha, que começa a ser comercializada este mês, custa entre R$ 4 e R$ 6, enquanto as paletas normais custam entre R$ 10 e R$ 12. Está sendo produzida inicialmente nas linhas Frutas, Cremosas e Recheadas. De acordo com Marco Menzani, um dos sócios da Los Hermanos, a estratégia é estender o consumo a um maior número de pessoas e dar o primeiro passo no sentido de conquistar um espaço maior do mercado de freezers onde reina o picolé.

"As paletas são produzidas artesanalmente, com ingredientes de primeira qualidade e sem adição de aditivos químicos e conservantes. Com esse lançamento, de preço menor, mas mantendo a mesma qualidade, temos condições de conquistar um número maior de consumidores", diz Menzani. Faz parte dessa estratégia a inauguração ocorrida em 2015, de uma fábrica localizada no bairro do Limão, em São Paulo, com capacidade de produção de 2 milhões de paletas por mês.

São 13 os sabores das paletas Ligeirinhas: Banana com Nutella, Abacaxi com Hortelã, Açaí com Banana, Bombom de Chocolate com Laranja, Chocolate Belga, ChokoMousse Maracujá, Coco, Doce de Leite com Doce de Leite, Melancia com Limão, Merengue, Morango com Leite Condensado, Pistache e Sensações.

Inicialmente a "Ligeirinha" está sendo vendida somente nas lojas próprias, mas a curto prazo será distribuída nos freezers, onde passarão a ser comercializadas com exclusividade.
Além da Los Hermanos, há outras empresas paleteiras também criando e lançando minipaletas para concorrer de frente com as grandes concorrentes nacionais de picolés industrializados.