Releases 02/06/2016 - 16:59

Filme brasileiro concorre como melhor documentário em Festival de Cinema de Portugal


Curitiba, PR--(DINO - 02 jun, 2016) - Um artista plástico, ator, músico e poeta português radicado no Brasil que resolve fugir da sociedade. Assim, resolve morar recluso no meio da mata em cima de uma árvore por um ano sem contato humano numa ilha paradisíaca no litoral brasileiro. Esta é a história do curta-metragem Lobo, dirigido pelo jovem cineasta Thiago Busse, e que concorre ao Lince de Prata para melhor curta de documentário, no FEST ? Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, realizado em Portugal.

Quando comparado com outros documentários de perfis de artistas, é fácil perceber que Busse acertou em cheio no alvo. Seguramente já estamos habituados a artista excêntricos a embarcarem por estilos de vida invulgares, mas acredite, não existe absolutamente nada de habitual nem qualquer falta de originalidade na vida deste homem. O seu método de pintura intuitiva funciona como uma espécie de paralelo entre um processo caótico e uma vida fora de sensações num paraíso perdido.

A câmera do brasileiro Thiago Busse segue o artista como se de uma fantasia se tratasse, produzindo um retrato surpreendido e surpreendente de uma figura única e incrivelmente genuína e do ambiente onde escolheu viver.

O filme compete com outras 10 produções e é a única brasileira selecionada na categoria prata de curta-metragem de documentário. Thiago Busse estudou Direito, Jornalismo, Música e Cinema. Trabalhou na produção de mais de 30 filmes, também fazendo comerciais e videoclipes. Lobo é seu primeiro curta-metragem como diretor. A 12ª edição do Fest será realizada entre os dias 20 e 27 de junho, na cidade portuguesa de Espinho, a 19 Km da cidade do Porto. O evento procura criar um espaço onde cineastas emergentes possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus conhecimentos e partilhar oportunidades, criando ao mesmo tempo novos públicos para o cinema independente.

Os filmes selecionados para o prêmio Lince de Prata para Melhor Curta-metragem de Documentário são:

"9 days ? From my window in Aleppo" (12´55 mins) de Floor van der Meulen (Holanda)

"Three women" (29´ mins) de Alexis Delgado Búrdalo (Espanha)

"Isabella Morra" (22´´15 mins) de Isabel Pagliai (França)
"When Dahlias Bend Down" (14' mins) de Tasos Giapoutzis (Grécia/Reino Unido)

"The Miracle Camera" (8'16 mins) de Stefano Giacomuzzi (Italia)

"The Meadow" (8'57 mins)de Jela Hasler (Suíça)
"Wolf" (23' mins) de Thiago Busse (Brazil)

"The Enclosed Space" (18' mins) de Levan Shubashvili (Georgia)

"About Art, my Family and Me" (15' mins) de Johannes Bachmann (Suíça)

"Condrong" (11' mins) de Goncalo Almeida (Reino Unido/Portugal)

"Alphonsine" (12' mins) de Raulic Matthieu (Belgica)

Site do FEST: http://site.fest.pt/pt

Informações sobre Lobo

País: Brasil

Duração: 23' Mins

Idioma: Português (legendado em Inglês)

Autor: Thiago Busse

http://site.fest.pt/pt/novos-realizadores-novo-
cinema/programa/wolf/

Website: http://site.fest.pt/pt