Releases 29/04/2016 - 16:58

Empresa da indústria de pneus otimiza gestão do suprimento de revendas com ACCERA


(DINO - 29 abr, 2016) - A Pirelli contratou a ACCERA para organizar as ações de reabastecimento de sua rede de revendas no Brasil. O projeto envolve o fornecimento de serviços de inteligência pelos consultores da área de Visibilidade e Distribuição da ACCERA, e a solução ACCERA VMI, que entrega dados organizados e confiáveis para a gestão de estoques e entregas.

O projeto apresenta uma peculiaridade que o torna único: tradicionalmente, soluções de VMI são utilizadas para gestão da cadeia de suprimento entre indústria e distribuidores. Neste caso, a aplicação foi feita diretamente ao varejo, uma vez que a Pirelli trabalha com suas revendas, que têm caráter varejista e atacadista simultaneamente.

O objetivo foi garantir que o estoque da rede de revendas autorizadas fosse suprido pelo fornecedor. Antes do trabalho realizado pela ACCERA, as revendas Pirelli encaminhavam pedidos ao fornecedor, que enviava as mercadorias solicitadas somente com base nas informações recebidas, sem ter visibilidade sobre os estoques e, consequentemente, sobre a demanda de reposição de cada revenda.

Com as análises promovidas pelos consultores da ACCERA e entregues por meio de dados qualificados e confiáveis inseridos no VMI, a Pirelli ganhou controle que permitiu adequar as entregas e a produção da fábrica às exatas demandas das revendas, reduzindo de forma drástica o índice de ruptura (falta de produtos) nos estabelecimentos.

Conforme Willian de Almeida Nascimento, responsável pela implantação do Projeto VMI e Coordenador da área de Projetos Logisticos para Supply Chain Latin America da Pirelli, as rupturas de produtos de linha A reduziram para apenas 2%.

"Com este projeto, aproximamos a indústria das revendas de forma colaborativa (ganha-ganha) e, além de reduzimos LT de entrega, reduzirmos o tempo de processamento dos pedidos de 5 dias para cerca de 1", afirma Nascimento.

Para atender às necessidades específicas da Pirelli, a ACCERA realizou uma série de parametrizações no VMI. Inicialmente, o projeto incluiu 4 revendas da bandeira Pneuac, que atuaram como piloto para fornecimento e integração de dados, parametrização do sistema, entendimento da cobertura e comportamento de produtos e da demanda, entre outros processos.

Estudando isso, a ACCERA chegou a um modelo ideal de solução para a Pirelli.

A partir daí, o projeto foi implantado em todas as mais de 30 revendas da bandeira Pneuac, que em seguida se uniu a Campneu, formando a rede Equity, o que somou 104 lojas do próprio grupo Pirelli (não administradas por terceiros).

Na sequência, a bandeira de revendas Abouchar foi incorporada à Equity, somando cerca de 30 lojas caracterizadas pelo porte pequeno, o que demanda reposição de estoque mais frequente e requereu nova parametrização da solução fornecida.

Com base nos serviços de análise prestados pelos consultores da ACCERA, o projeto permite à Pirelli acompanhar os níveis de estoque e o comportamento da demanda, identificando, a partir de regras e parâmetros pré-estabelecidos, se há risco de algum produto entrar em ruptura. Assim, o fornecedor tem embasamento para enviar a cada revenda exatamente os itens de que está precisando, o que evita que o cliente procure e não encontre qualquer material, minimizando a possibilidade de perda de vendas.

Com o projeto, a Pirelli potencializou as ações do setor Comercial: com auxílio das análises entregues por meio do ACCERA VMI, os vendedores ficam liberados para alcançarem status de consultores, munidos de dados para aumentar Sell Out, gerir e sugerir campanhas voltadas a aumentar as vendas para o consumidor final.

As análises realizadas pelos consultores e os dados qualificados entregues pelo ACCERA VMI também facilitam a montagem das cargas enviadas pela Pirelli e a gestão da logística de entrega de produtos, já que os dados disponibilizados no sistema também permitem identificar transportadoras que não cumprem o leadtime estabelecido.

"As informações apuradas e analisadas pelos consultores da ACCERA, que recebemos por meio do ACCERA VMI, facilitam a gestão do suprimento de mais de 130 pontos de venda, cada um com um mix de produtos e um comportamento diferente", destaca André Sousa, atual responsável pelo Projeto VMI e Coordenador da área de Supply Chain Networking Planning & Distribution da Pirelli. "Nosso objetivo com este projeto é reduzir cada vez mais os esforços manuais, tornando a gestão da cadeia de suprimento realmente automática desde a venda na ponta até chegada do pedido a Pirelli", complementa.

Sousa e Nascimento ainda destacam que o projeto realizado pela ACCERA trouxe um benefício muito grande na desconcentração de ordens de compra geradas pelas revendas, que antes acabavam se aglomerando no fim do mês. Com as análises que hoje permitem verificar as demandas de cada loja, este gargalo foi eliminado, tornando a distribuição das entregas mais inteligente e possibilitando otimizar o transporte e o mix de produtos enviado, melhorando o atendimento ao cliente final.

"Hoje, uma fatia considerável de nosso volume de vendas ocorre através do ACCERA VMI", conclui Nascimento.