Releases 05/08/2015 - 11:25

Pais devem ficar atentos na hora de comprar brinquedos para as crianças


(DINO - 05 ago, 2015) - As brincadeiras são o primeiro meio pelo qual a criança se relaciona com o mundo. É brincando que os pequenos trabalham diversas habilidades que os ajudarão a se desenvolver. De acordo com a educadora Thais Pozenato, através das brincadeiras a criança começa a se socializar, desenvolver a coordenação motora e aprende sobre responsabilidades da vida.

"Brincar é umas das melhores formas de estimular o desenvolvimento, a criatividade e o potencial de uma criança", argumenta a educadora.

Os brinquedos são as primeiras ferramentas utilizadas neste processo de educação e socialização no ato de brincar. "Brincar vai muito além da diversão e de forma alguma devem ser subestimadas pelos adultos", argumenta a especialista em educação infantil.

Cuidados

Na hora de escolher um brinquedo , é muito importante que os pais fiquem atentos aos detalhes do objeto. Peças muito pequenas, que a criança possa engolir, ou os que apresentem rachaduras e podem rasgar a pele do bebê, devem ser evitados.

Queda e engasgamento são os principais responsáveis pelas lesões e mortes relacionadas com brinquedos, de acordo com o site Criança Segura. Ainda de acordo com o veículo, uma das principais causas de engasgamento é a bexiga/balão de látex.

Bebês de até três anos estão mais expostos ao engasgamento do que as maiores, porque tendem a colocar pequenas coisas na boca. No entanto, crianças mais velhas também estão em risco, pois podem engasgar com bexigas e sacos plásticos.

Confira a dica do site:

Para testar se o brinquedo pode causar engasgamento na criança, utilize uma embalagem plástica de filme fotográfico como referência, pois ela possui o diâmetro aproximado da garganta da criança (3 cm) e poderá alertar para o risco de forma bastante visual;

Sempre confira a manutenção dos brinquedos que possam estar quebrados ou velhos demais, apresentando risco de lesões e inspecione para identificar a presença de pontas afiadas e arestas como dardos e flechas;

O site Criança Segura alerta que os pais podem utilizar um testador para determinar aquelas partes pequenas de brinquedos que oferecem risco de engasgamento para crianças de até 4 anos. Crianças na chamada "fase oral" estão explorando o mundo e tendem a fazê-lo colocando brinquedos e outros objetos na boca.

Compre brinquedos certificados pelo Inmetro. O selo garante que o brinquedo passou por testes que comprovam sua segurança e qualidade. Os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos devem ser atóxicos.

Brinquedos adequados para cada idade

Crianças de 0 a 5 meses podem brincar com chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, brinquedos de berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico, bolas com texturas diferentes para serem agarradas com as duas mãos.

Dos 6 meses a 1 ano, os mais indicados são brinquedos flutuantes, como patinhos de borracha, cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações, caixas ou brinquedos que se encaixam uns dentro dos outros, argolas empilháveis, brinquedos empilhar e desmontar.

Nessa fase também podem ser utilizados brinquedos eletrônicos de aprendizado, mesa pequena com cadeirinhas na altura em que o bebê possa alcançar os pés corretamente no chão, telefone de brinquedo, espelhos, brinquedos que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar.

Entre 1 e 2 anos, a criança pode brincar com brinquedos de variadas texturas, que estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. Bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, livros e álbuns de fotografia com ilustrações dos familiares e objetos conhecidos, brinquedos de empurrar ou puxar ou de montar e desmontar são algumas opções. Os brinquedos devem ter cores vivas e não podem ser tóxicos.

Antes de comprar um brinquedo ou objeto para bebês e crianças, devemos fazer as seguintes perguntas:

1 ? Este brinquedo estimula as habilidades físicas ou intelectuais?

2 - O brinquedo/jogo é adequado para uma interação com outras crianças ou jovens?

3 - Posso interagir com a criança se lhe der isso de presente?

4 - O retorno é proporcional ao investimento?

5 - Estou presenteando por que quero investir no desenvolvimento da criança ou é uma forma de compensar a minha ausência?

Como podemos ver, brincar é uma importante parte do desenvolvimento da criança. Brinquedos oferecem diversão, entretenimento e contribuem para o aprendizado. Seguindo estas dicas, os pais estarão mapeando o melhor e mais seguro brinquedo para seus filhos.