Releases 24/08/2017 - 18:25

Para ser capaz de perdoar, é preciso abrir mão de suposições e conhecer de fato o outro


São Paulo, SP--(DINO - 24 ago, 2017) - *Kie Kume

O inverno está terminando. A vida renasce em nossos corações, como a natureza que se reveste de folhas e flores, embalada pelo canto dos pássaros. Ao alegrar nossas mentes e corações, as transformações da primavera podem nos abrir os olhos e transmitir uma força toda especial para renovar relacionamentos e sentimentos em relação às pessoas.

Sentimentos e atitudes como cordialidade, compaixão, bondade, perdão, misericórdia, mansidão parecem estar desaparecendo de muitos corações. Multiplicam-se situações e atitudes em que as pessoas agem irracionalmente, esquecendo que, como seres humanos, compartilhamos o ar que respiramos, o sol que nos aquece, a água que bebemos.

No trânsito caótico das grandes cidades, são comuns cenas de ódio e violência por causa de pequenos incidentes que, na maioria das vezes, nenhuma das partes teve a intenção de provocar. Motoristas vão além das agressões verbais por causa de uma "batida" ou de uma simples "fechada". A mesma irracionalidade pode ser encontrada em brigas entre torcidas rivais em competições esportivas, em especial no futebol, em relacionamentos entre chefes e subordinados, em filas de atendimento em hospitais superlotados ou em discussões em torno de assuntos controversos nas mesas de um bar ou nas redes sociais.

Não menos chocantes também são os conflitos familiares entre pais e filhos, a violência contra a mulher, a intolerância racial, sexual e religiosa e o bullying em suas formas de violência física ou psicológica, sobretudo nas escolas, entre alunos ou grupo de alunos, com consequências danosas tanto para as vítimas como para os agressores.

Cultivar o respeito mútuo, a compreensão, a fraternidade e o amor nas famílias, no trabalho, nas escolas, nas igrejas, templos e mesquitas, nas comunidades e entre as nações, buscando-se a construção de um mundo mais justo e mais feliz, é o caminho para combater o ódio.

O autor japonês Ryuho Okawa, trata desse tema em vários de seus livros, como Convite à Felicidade. "Para desenvolver um coração tolerante, capaz de perdoar, devemos abrir mão das nossas suposições e tentar de fato conhecer uns aos outros. Devemos nos esforçar para compreender o ponto de vista dos outros, considerar o que eles estão vivendo e como se sentem", diz Okawa.

Best seller no Japão, Okawa prossegue: "Para harmonizar os nossos relacionamentos com os outros, devemos enxergar cada pessoa como obra-prima de Deus. Elas são como aqueles quadros famosos, que mudam de acordo com a perspectiva do observador e dão origem a todo tipo de opinião. Algumas pessoas gostam de coisas que outras não suportam. Mas o que dá valor a essas pinturas é justamente essa diferença no modo como cada pintura expressa a beleza e as ideias. Aceitar o ponto de vista das demais pessoas é a prática que nos permite desenvolver a compaixão, a tolerância, a valorização do outro e o perdão."

Cada um de nós deve empenhar-se para evitar comportamentos e palavras que possam ser interpretados como sentimentos de inveja e ódio, que geram infelicidade e sofrimento. Todas as religiões pregam a tolerância, o amor e a compreensão, sendo abominável que se use o nome de Deus para espalhar ódio e violência. Nenhum de nós tem o direito de usar a violência contra o outro.

Em nosso dia a dia, no trabalho ou na escola, onde somos obrigados a competir com outras pessoas para ser bem-sucedidos, devemos sempre cultivar a compreensão, a mansidão e o respeito. "Procure buscar o sucesso e a felicidade, desejando que estes promovam também o sucesso e a felicidade de muitas outras pessoas", diz Okawa em As Leis da Invencibilidade. Em corações dóceis não há espaço para ódios.

* Kie Kume é gerente da editora IRH Press do Brasil, que publica em português as obras de Ryuho Okawa. Um dos autores mais prestigiados no Japão, Okawa tem mais de 2.200 livros publicados, ultrapassando 100 milhões de cópias vendidas, em 28 idiomas. (www.okawalivros.com.br)


Website: https://okawalivros.com.br/